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PMEs online movimentam R$ 4,7 bilhões em 2024, aumento de 42% em relação ao ano anterior

Moda lidera faturamento com R$ 1,6 bilhão; Pix e cartão de crédito dominam pagamentos

  • de Redação
  • 7 meses atrás
PMEs

Em 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) que operam online movimentaram R$ 4,7 bilhões, representando um aumento de 42% em comparação ao ano anterior. No total, mais de 73 milhões de produtos foram vendidos, um crescimento de 31,5% em relação a 2023, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce na América Latina.

“2024 foi um ano de avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços aos consumidores. A criação de estratégias personalizadas e a compreensão das mudanças no comportamento dos clientes foram fundamentais para o sucesso do setor. As datas sazonais continuaram a desempenhar um papel estratégico, com empresas aproveitando microtendências e desenvolvendo narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar clientes”, afirmou Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce da Nuvemshop.

O número total de consumidores que compraram de e-commerces de PMEs em 2024 chegou a 7,3 milhões. Os produtos mais vendidos incluíram granola, agendas devocionais, regatas, creatina, camisetas e calças.

Os segmentos que mais faturaram foram Moda (R$ 1,6 bilhão), seguido por Saúde & Beleza (R$ 442,5 milhões), Acessórios (R$ 294 milhões) e Casa & Jardim (R$ 206,5 milhões). O total de pedidos foi de 19 milhões, um aumento de 41% em relação a 2023, com ticket médio de R$ 247,60. As vendas originadas das redes sociais representaram 24% dos pedidos no e-commerce, com 89% vindo do Instagram e 8% do Facebook.

Naara Risseto, proprietária da Naah Store, relatou um aumento de 45% no faturamento em 2024. “Planejamos campanhas focadas em datas comemorativas e nos posicionamos nas mídias sociais. Lançamos duas novas coleções todos os meses para nos aproximarmos dos consumidores e criar uma comunidade engajada. Tudo é conexão”, disse a empresária. Para 2025, a marca busca expandir sua presença nas principais capitais do país e melhorar a experiência do cliente.

São Paulo liderou o faturamento por estado com R$ 2,3 bilhões, seguido por Minas Gerais (R$ 469 milhões), Rio de Janeiro (R$ 356,5 milhões), Santa Catarina (R$ 325,5 milhões) e Ceará (R$ 260 milhões). Quanto aos meios de pagamento, o Pix foi utilizado em 46% dos pedidos, seguido pelo cartão de crédito com 45%.

Os dados analisam vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias
  • Tags: BrasilconsumidorconsumocrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiaFaturamentoinvestimentolojalojasmarcasnegóciosonlinePMEsserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

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