Bônus que transforma Musk no primeiro trilionário do mundo é aprovado por investidores da Tesla

Musk é confirmado no governo Trump e promete acabar com 'gastos insanamente idiotas'

Investidores da Tesla, empresa de carros elétricos de Elon Musk, votaram nesta quinta-feira, 6, um pacote para deixar o homem mais rico do mundo ainda mais bilionário. O acordo de bonificação, que prevê cerca de US$ 1 trilhão em pagamentos para Musk, foi aprovado por maioria entre os acionistas – mais de 75% dos votos.

O próprio bilionário votou a favor do pacote que vai beneficiá-lo à longo prazo. Para que Musk recebesse a bonificação, era preciso que a maioria dos acionistas com poder de voto estivessem de acordo com a proposta.

Além do bônus, a votação favorável garantiu que Musk aumentasse a sua participação nas ações da Tesla – que passa de 15% para quase 30%. O movimento foi uma das manobras do bilionário para garantir um maior controle da companhia, já que aposta no desenvolvimento de robôs e carros autônomos como uma das fontes de maior sucesso no futuro.

[the_ad_group id="11688"]

Cerca de 30 minutos antes do início da reunião que decidiu em prol do bônus de Musk, as ações da Tesla caiam cerca de 3% na bolsa americana.

20 milhões de Teslas

Para receber o pagamento integral, Musk precisa cumprir uma série de metas, como entregar ao mercado automotivo 20 milhões de Teslas em 10 anos, mais do que o dobro do número que ele produziu nos últimos doze anos. Ele também precisa aumentar significativamente o valor de mercado da empresa e seus lucros operacionais, além de entregar um milhão de robôs, partindo do zero atual.

Mas mesmo que não atinja esses objetivos, o bilionário ainda pode sair com uma bolada do acordo. Musk receberá US$ 50 bilhões em ações adicionais da Tesla, por exemplo, se aumentar o valor de mercado da empresa em 80%, algo que ele fez no ano passado, além de dobrar as vendas de veículos e triplicar os lucros operacionais – ou atingir quaisquer outras duas de uma dúzia de metas operacionais.

Vários fundos de pensão se manifestaram contra o pacote, argumentando que o conselho de administração é muito grato a Musk, mas que seu comportamento tem sido muito imprudente ultimamente e que as premiações oferecidas são excessivas.

Os defensores do bilionário dizem que Musk é um gênio, a única pessoa capaz de inaugurar um futuro dominado pela Tesla, no qual centenas de milhares de carros autônomos da Tesla transportarão pessoas e robôs humanoides circularão por fábricas e residências, carregando caixas e regando plantas. O pagamento é necessário para incentivá-lo, dizem eles.

Os acionistas tomaram conhecimento do pacote salarial em setembro, quando o conselho de administração o propôs em um documento detalhado apresentado aos reguladores do mercado financeiro.

Com informações de Estadão Conteúdo (Com informações da Associated Press).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile