IBM fecha acordo com Anthropic para levar IA Claude a soluções corporativas

Nova tecnologia será testada primeiro em ambiente de desenvolvimento exclusivo

IBM

A IBM tornou público, nesta terça-feira, 7 de outubro, um importante acordo de colaboração firmado com a empresa de inteligência artificial Anthropic. O foco dessa parceria é a integração do avançado modelo de linguagem de IA, Claude, a um conjunto específico dos produtos de software corporativo da IBM, marcando um movimento estratégico para reforçar sua oferta de soluções para grandes empresas.

Segundo um comunicado oficial da IBM, a iniciativa conjunta visa expandir o uso da inteligência artificial para otimizar e aprimorar processos-chave, como o desenvolvimento e a modernização de sistemas empresariais. A IBM destaca que a essência desta colaboração está centrada em pilares cruciais para o ambiente corporativo: segurança e governança da IA, garantindo que a implementação do Claude atenda aos rigorosos padrões exigidos por seus clientes.

A integração do modelo Claude terá um início faseado. Ele será incorporado primeiramente a um novo ambiente de desenvolvimento da IBM. Este ambiente está, por enquanto, em uma fase de testes privados, sendo utilizado por um grupo selecionado de clientes para validar sua eficácia e aplicabilidade. A IBM já possui dados internos promissores: aproximadamente 6 mil de seus próprios funcionários já estão utilizando a ferramenta internamente, e os resultados preliminares demonstram ganhos médios de produtividade de 45% entre esses usuários.

[the_ad_group id="11688"]

A IBM tenta, com a parceria, fortalecer sua oferta de IA em um momento em que grandes companhias de tecnologia disputam espaço no mercado corporativo, diz a nota. Já a Anthropic pontuou que a parceria também pretende desenvolver “padrões abertos” que tornem os agentes de IA mais úteis em ambientes de negócios.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Pedro Lima).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile