Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Latam Airlines investe em tecnologia inspirada em pele de tubarão para redução de emissões

Iniciativa pode resultar em uma economia de 6 mil toneladas de CO₂ por ano

  • de Redação
  • 8 meses atrás

O Grupo Latam Airlines anunciou um investimento na tecnologia AeroSHARK, que utiliza escamas inspiradas na pele de tubarão para reduzir a fricção na fuselagem dos aviões. Desenvolvida pela Lufthansa Technik e BASF, essa tecnologia está sendo instalada em alguns aviões Boeing 777 do grupo e promete diminuir o consumo de combustível em aproximadamente 1%, resultando em uma redução de 6 mil toneladas de CO₂ por ano, quando totalmente implementada.

O primeiro Boeing 777-300ER da LATAM foi equipado com o revestimento em dezembro de 2023, em São Paulo. Desde então, a companhia tem realizado testes em operações diárias e decidiu expandir a instalação da tecnologia para mais quatro aeronaves devido aos resultados obtidos.

“Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais”, afirma Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do Grupo Latam Airlines.

Latam

AeroSHARK é uma camada que imita a estrutura da pele de tubarão e mede aproximadamente 50 micrômetros. Ao aplicar centenas de metros quadrados desse revestimento na fuselagem e nas naceles dos motores, a resistência do ar é reduzida, resultando em diminuição no consumo de combustível e nas emissões de CO₂. Para a frota de Boeing 777-300ER da Latam, a economia esperada é de cerca de 2.000 toneladas métricas de querosene por ano, o que equivale a aproximadamente 28 voos programados de São Paulo a Miami.

“A decisão do grupo Latam confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO₂. Esperamos colaborar com mais clientes em nível mundial e aplicar nossa tecnologia de economia de combustível em ainda mais aviões”, comemora Robin Johansson, diretor sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik

O investimento faz parte da estratégia do Grupo Latam para avançar na descarbonização da aviação, que inclui o aumento da eficiência operacional, a compensação de emissões e a adoção de combustíveis sustentáveis.

Imagens: Divulgação

  • Categories: ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilconsumodescarbonizaçãoEconomiaempresasESGestratégiainovaçãoLATAMmercadonegóciosserviços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile