Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que é meu é nosso – o fim do hiperconsumo!

Redação de Redação
7 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Jean Paul Rebetez*

– Muito se fala da crise que estamos atravessando, quanto o consumo diminuiu em todos os segmentos e o quanto tudo isso está afetando a indústria e principalmente o nosso varejo. Sem dúvida o varejo foi afetado de uma maneira dramática, mas, arrisco pensar que a crise no consumo, de uma certa forma, tem a ver com algo mais profundo do que a crise econômica em si.

A crise toda não vem sozinha, ela aponta talvez a uma exaustão da forma de consumir como a conhecemos. A era do hiperconsumo ficou no século XX, onde a indústria e o varejo pós-guerra criaram a necessidade e o descarte.

A partir das plataformas digitais conseguimos aproximar as pessoas como nunca antes visto, criamos comunidades, compartilhamos de tudo, vídeos, opiniões, casa, carro, sofá, parceiros e também produtos e serviços.

Fora isso, criamos, com essa cultura do hiperconsumo, montanhas de lixo, na verdade uma ilha de lixo maior que o estado de São Paulo, boiando erroneamente ao Norte do Pacífico (estima-se em 3,5 milhões de toneladas de descarte plástico à deriva).

O planeta não aguenta tanto descarte, tanto consumo de energia e matéria prima. A natureza dá o seu recado, tanto na mudança climática quanto na escassez de recursos.

Aos poucos, a otimização dos recursos passa a ser a tônica do século XXI.

Os millennials (geração de 1980 a 2000) possuem novos valores aos quais nós temos que estar sensíveis para compreendê-los e incluí-los na nossa forma de gerir os nossos negócios e a produção. Essa geração é definida pela reputação, pela comunidade daquilo que podemos acessar, pelo modo que compartilhamos.

No século XXI o compartilhamento se mostra com o que temos de mais revolucionário e inovador, apesar de não ser nada novo na sua essência em si. O compartilhamento está para a propriedade assim como o iPod está para o toca-fitas; assim como o painel solar está para a mina de carvão.

O compartilhamento é limpo, sustentável sem resíduos!

O compartilhar significa trocar o OPEX pelo CAPEX, proporcionando a milhares de novos microempreendedores a geração de receitas complementares ou grandes ganhos. Empresas mundo a fora estão lucrando e muito com isso e, ao mesmo tempo, proporcionando menos impacto e comunidades mais equilibradas.

Alguns princípios do consumo colaborativo passam pelo aproveitamento da capacidade ociosa, crença pelo bem comum e confiança entre estranhos. A confiança tem como base a plataforma digital onde se pode concretizar o compartilhamento, dividir as nossas experiências e avaliações.

A crise econômica deu um empurrão no sentido de expandir as oportunidades para esta revolução do compartilhamento. A nova economia vem se expandindo e empresas estão florescendo e aproveitando o novo jeito mais racional e descentralizado de prosperar, vide o UBER, Airbnb, NUBANK , CouchSurfing, Whipcar, Wikipedia, Zipcar, e tantas outras.

Já as empresas e negócios têm como desafio entender como gerar valor e serem relevantes nesse novo mundo compartilhado. Lembrando que este novo mundo ainda coexistirá com o velho consumismo que conhecemos, porém, perdendo espaço a cada dia, assim como o fax que ainda existe em nossas residências e escritórios, mas foram perdendo o uso paulatinamente a ponto de se tornarem descartáveis.

O que é meu é nosso!

*Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

Shopping Center – A importância do pequeno lojista

Próxima Postagem

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte II

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil - Parte II

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.