Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

Acessibilidade para receber clientes está presente em 71% dos restaurantes

Ticket aponta que 59% dos estabelecimentos possuem espaço para acomodar cadeirantes

  • de Redação
  • 11 meses atrás
Acessibilidade para receber clientes está presente em 71% dos restaurantes

Inclusão e acessibilidade são pilares que movem o ESG em diversos setores, e no foodservice não é diferente. Cerca de 71% dos estabelecimentos possuem recursos de acessibilidade para receber clientes. O estudo + Valor, realizado pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, aponta que, desses restaurantes, 59% contam com espaço para acomodar pessoas em cadeiras de rodas, 51% têm rampas de acesso e 45% possuem banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No entanto, apenas 4% oferecem cardápio em braille ou em áudio para pessoas com deficiência visual.

“Sabemos da importância desse mapeamento para que os comerciantes possam avaliar suas estruturas e entender se elas atendem às demandas e necessidades de quem frequenta seus estabelecimentos, tornando seus ambientes cada vez mais inclusivos”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Quanto às restrições alimentares, 14% dos estabelecimentos estudados pela Ticket fizeram mudanças recentes no cardápio, incluindo pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e outros; cerca de 20% pretendem fazer tais adaptações, aproximadamente 60% não têm planos para isso, e 7% disseram não saber.

Sobre a percepção dos clientes em relação ao interesse por alimentação saudável, 28% dos restaurantes notaram que os consumidores se mostram preocupados, enquanto 38% acreditam que a clientela está mais ou menos interessada e 32% acham que as pessoas estão pouco ou nada conectadas ao tema.

Modernização dos cardápios

O cardápio digital por meio de QR Code foi amplamente popularizado durante a pandemia de covid-19, mas é alvo de críticas nas redes sociais por parte de pessoas que preferem folhear o cardápio físico tradicional, sem a necessidade de usar o celular. Além disso, leis e projetos de lei foram aprovados em diversos estados do Brasil, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, buscando garantir que os estabelecimentos ofereçam a possibilidade de clientes escolherem entre o menu online e o impresso, atendendo a diferentes perfis de clientes, incluindo aqueles com mais dificuldade com tecnologia.

A pesquisa + Valor revelou que 15% dos restaurantes do Brasil disponibilizam o cardápio via QR Code. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de estabelecimentos com essa tecnologia (21%), seguido pelo Sudeste (15%) e pelo Norte (13%). O Centro-Oeste é a região com a menor adesão ao novo modelo de cardápio, com 7%.

Na capital paulista, 20% dos estabelecimentos possuem o cardápio via QR Code, com maior concentração na região de Perdizes, Pinheiros, Alto de Pinheiros e Butantã, onde 85% dos restaurantes aderiram ao modelo.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Notícias
  • Tags: acessibilidadealimentaçãoBrasilcadeirantescardápioscomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexperiênciafoodserviceinovaçãoinvestimentolojalojasmercadomercado&consumonegóciosQR Coderestaurantesserviços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile