Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Índice de desempenho da indústria de pequeno porte sobe e empresários estão mais confiantes

A pesquisa aponta também que o Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias cresceu 2,0 pontos no segundo trimestre

Redação de Redação
7 de agosto de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
indústria

O Índice de Desempenho das indústrias de pequeno porte aumentou no segundo trimestre do ano. O dado consta do Panorama da Pequena Indústria, divulgado nesta segunda-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, o indicador terminou o trimestre em 45,9 pontos. “O resultado pode ser considerado positivo quando comparado ao desempenho médio do segundo trimestre (42,5 pontos) ou mesmo na comparação com a média histórica (43,8 pontos)”, destaca a CNI. O índice varia de zero a 100 pontos, sendo que números acima de 50 são considerados positivos.

A CNI destaca que, em abril, o indicador de desempenho caiu 3,5 pontos em relação a março, o que é usual para o período, e apresentou melhora no restante do trimestre. Segundo a economista da CNI, Paula Verlangeiro, o desempenho leva em consideração a evolução do volume de produção ou do nível de atividade, o nível de utilização da capacidade instalada e a evolução do número de empregados para as indústrias extrativa, de transformação e construção.

A pesquisa aponta também que o Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias, que é calculado com base na margem de lucro operacional, na situação financeira e no acesso ao crédito, cresceu 2,0 pontos no segundo trimestre de 2023, para 41,3 pontos. “A alta reverte apenas parcialmente a queda do primeiro trimestre de 2023, quando o índice recuou 3,7 pontos, de 43,0 pontos no último trimestre de 2022 para 39,3 pontos.” Mesmo assim, destaca a CNI, o índice está acima da média para o segundo trimestre de cada ano (37,6 pontos) e também acima da média histórica, de 38,2 pontos.

Obstáculos

O Panorama mostra que, no segundo trimestre do ano, os empresários de indústrias de pequeno porte indicaram que a elevada carga tributária é o principal problema enfrentado pela indústria de transformação, com 41,6% das assinalações. Para indústria da construção, a tributação aparece em terceira posição, com 26,0%, após alta expressiva no trimestre de 6,9 pontos porcentuais. Segundo a CNI, esse item geralmente está entre os primeiros lugares dos principais problemas, demonstrando que os impostos elevados são uma questão relevante para a indústria de pequeno porte.

No caso da indústria da construção, o item que ocupou o primeiro lugar foram as taxas de juros elevadas, com 33,3% das assinalações. Os juros foram o terceiro maior problema apontado pela indústria da transformação, com 27,4%. “A manutenção da taxa básica de juros, Selic, em patamar elevado vem impactando de maneira negativa o acesso ao crédito para as pequenas empresas, tornando-o mais caro e mais restrito”, destaca o documento, que foi finalizado em 2 de agosto, data do último dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa de juros Selic em 0,50 ponto porcentual, para 13,25% ao ano.

A demanda interna insuficiente é o segundo principal problema apontado pela indústria da transformação, com 32,4% das indicações. “Esse item vem ganhando relevância nos últimos trimestres, em um contexto de inadimplência elevada e consumo das famílias em desaceleração.” No caso dos empresários da indústria de pequeno porte da construção, a burocracia excessiva foi a segunda questão mais apontada, com 27,6%. “Esse problema advém da percepção de procedimentos redundantes e desnecessários, o que pode elevar custos e afetar a competitividade das empresas de pequeno porte.”

Confiança

Com a melhora do desempenho e da situação financeira, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as indústrias de pequeno porte teve alta de 1,3 ponto entre junho e julho, chegando a 50,6 pontos. Assim, o indicador ultrapassou a linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

Segundo a CNI, é a primeira vez que o indicador fica acima dos 50 pontos neste ano, se aproximando do valor de dezembro de 2022, 50,7 pontos, mas ainda abaixo da média história, de 52,8 pontos.

A pesquisa revela ainda que o Índice de Perspectivas do setor registrou aumento significativo em julho, de 2,1 pontos, para 49,5 pontos. O resultado é o maior do ano e está acima da média histórica (46,9 pontos).

“A confiança do empresário é importante porque empresários mais confiantes tendem a realizar mais investimentos e contratações”, afirma Paula Verlangeiro. “A melhora do indicador de perspectivas está relacionada, sobretudo, à melhora das expectativas de demanda e de nível de atividade para os próximos meses”, explica.

O período de coleta dos dados para a elaboração do Panorama da Pequena Indústria foi de 3 a 11 de julho.

Com informações de Estadão Conteúdo (Sandra Manfrini)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia dos Pais: quatro a cada dez consumidores vão fazer compras em lojas físicas

Próxima Postagem

Assaí Atacadista chega ao Espírito Santo e gera mais de 500 novos empregos na região

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Assaí Atacadista chega ao Espírito Santo e gera mais de 500 novos empregos na região

Assaí Atacadista chega ao Espírito Santo e gera mais de 500 novos empregos na região

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.