Conheça alguns conceitos de ferramentas de gestão no E-commerce

[the_ad id="169690"]

O E-commerce já é uma realidade para muitos brasileiros e, por isso, cresce cada vez mais o número de empresas que criam ou ampliam seu ambiente virtual.

[the_ad id="138406"]

Para terem sucesso, as empresas que abraçam este canal precisam não só de uma operação robusta na complexa cadeia que envolve logística, venda e entrega dos produtos – questões cruciais para manter a satisfação dos clientes e uma imagem positiva no mundo virtual – mas também de mecanismos para gerenciar estes processos e monitorar os resultados de forma rápida e abrangente.

Muitas empresas ainda carecem de ferramentas de gestão aptas a cumprir plenamente as funções, destacar os indicadores mais críticos do e-commerce e propiciar boas análises. Alguns requisitos básicos para uma boa ferramenta de gestão de e-commerce são:

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

1. Respaldo em princípios de gestão empresarial

Os conceitos e métodos de gestão auxiliam as empresas a traçarem um plano estratégico e traduzi-lo em ações na rotina diária, de forma que a direção pode ter uma visão completa do negócio, os gerentes saibam priorizar os fatores críticos para o resultado e a supervisão tenha instrumentos para entender os problemas específicos e resolver inconformidades. Os sistemas de gestão de E-commerce devem, portanto, apontar os indicadores-chave do negócio, desdobrar este resultado de forma específica e manter um log de ações já realizadas e a realizar.

2. Integração com sistemas internos das empresas

Hoje, as empresas de E-commerce buscam informações em uma série de sistemas como ERP, WMS, SAC, Analytics. É fundamental que uma ferramenta de gestão seja capaz de reunir todas estas informações numa forma gerenciável e amigável, criando painéis de gestão com os pontos mais relevantes.

3. Análises rápidas

Num ambiente dinâmico como é o do E-commerce, as empresas precisam agir rapidamente para corrigir falhas. Não é à toa que hoje já existem ferramentas gratuitas capazes de mostrar dados em tempo real, tais como volume de acessos a determinada página ou a origem deste acesso. Neste sentido, é fundamental que as ferramentas de gestão ofereçam respostas rápidas para as organizações e mostrem, de forma rápida e direta, onde estão os problemas.

Em um momento em que se discute muito a eficiência e a produtividade no Varejo, não podemos deixar de destacar o tamanho do desafio da gestão para empresas de E-commerce.

Aquelas que tiverem maior rapidez de respostas e melhores fundamentos de gestão terão um grande diferencial.

 

Nota: Alinhada com o momento em que vive o mercado, a 17a edição do Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza, nos dias 26 e 27 de Agosto, na Fecomércio, em São Paulo, terá com tema central a busca da Eficiência e Produtividade no setor. Acesse o programa completo através do site www.forumdevarejo.com.br

Por Tania Nogueira (tania@gsecomm.com.br), responsável pelo sistema eMetrix na GS&ECOMM.

Sair da versão mobile