Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Eventos

Espaços e sabores são trunfo para alavancar operações no foodservice

O momento de foco na experiência do consumidor dita o ritmo também no varejo alimentar

  • de Gustavo Grohmann
  • 2 anos atrás
Espaços e sabores são trunfo para alavancar operações no foodservice

O ano de 2023 começou com certas tendências, muito pelo que se viu e discutiu na NRF, ditando o ritmo do varejo geral. No foodservice não é muito diferente, com tais tendências sendo endossadas pela NRA Show, em Chicago, e debatidas em eventos como o Connection Foodservice, que ocorreu no último final de semana, no interior de São Paulo, com realização da Mercado&Consumo em parceria com a consultoria Gouvêa Foodservice.

Dentro desse pacote de ideias que tem permeado o mercado, a experiência do consumidor segue em alta. E no foodservice os espaços e, principalmente, os sabores são aliados na hora de transformar a experiência do cliente em algo único.

“Visitei 65 países e essas visitas me permitiram abrir um pouco a mente em relação a pontos comerciais. Nós temos várias lojas diferentes, em pontos não tradicionais. Porque eu entendi que o que mais importa é a qualidade. Do atendimento, do local e da experiência. Trazemos inovações de fora e colocamos no cardápio. No final o que interessa é servir um bom café para o público final”, revelou Deiverson Migliatti, CEO e fundador do Sterna Café, em painel do Connection Foodservice comandado por Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo.

E em um momento em que a sociedade tem aumentado sua relação com a sustentabilidade, seja em que área for, trazer alimentos diferentes e saudáveis à mesa parece uma boa estratégia para agradar o consumidor. “Pelas pesquisas o alimento natural mais nutritivo do mundo é a amêndoa. As outras nozes estão entre os 10 primeiros. Então já trabalhamos com um produto extremamente nutritivo. Nós somos plant-based, veganos, sem lactose, sem glúten… A embalagem é sustentável. Fazemos o que tem que ser feito”, afirmou Adriana Auriemo, Sócia-Diretora da Nutty Bavarian.

Espaço identitário

Mesmo com o crescimento do delivery, os espaços físicos ainda fazem grande diferença na experiência do consumidor no foodservice. E os shoppings centers, considerados por muitos apenas ambientes de compras, podem surpreender mostrando grande força em outros pontos também.

“Temos esse movimento onde os consumidores buscam a gastronomia como um entretenimento e como espaço de socialização. Se formos olhar para centros comerciais ou shoppings centers, pesquisas já apontaram que apenas 37% buscam esses centros comerciais apenas para compra. O restante tem o interesse para gastronomia, passeio, socialização. Serviços, entretenimento e gastronomia. Esses são três pontos fundamentais para os shoppings além das compras”, garantiu Janice Mendes, Sócia-Diretora da Gouvêa Malls.

Comandando o Taste Lab do Shopping Tamboré, na região metropolitana de São Paulo, o Superintendente Rafael Marques entende que espaços de Food Hall são fundamentais para criar ambientes favoráveis para clientes e empreendedores. “Da perspectiva dos chefs, temos dois modelos: os chefs renomados, que já conseguiram estrela Michelin, onde eles podem testar novos modelos de negócios de seus interesses, e os chefs que estão começando no mercado, que usam o modelo para poder escalar. Além disso conseguimos usar o espaço como um ambiente de negócios, justamente por ser um lugar de relacionamento”, garantiu.

E talvez a cereja do bolo da experiência do consumidor como um trunfo para as operações de foodservice fique por conta da identidade do espaço. “Na arquitetura de restaurante o mais importante é você ter uma identidade forte e verdadeira, geralmente ligada a algo único. O que diferencia uma hamburgueria ou uma pizzaria uma da outra? O mapa de influência do idealizador. Se cada um conseguir encontrar o ponto de ligação com o negócio e conseguir colocar na arquitetura dele, vai conseguir criar algo verdadeiro e único. E isso vai dar o elemento necessário para criar uma grande experiência dentro do restaurante”, finalizou Edgar Ribeiro, Sócio-Administrador da ER Arquitetura de Restaurantes.

Imagem: @thinkupcom

  • Categories: Eventos, Foodservice, NRA Show
  • Tags: comportamentoConnectionConnection 2023Connection 23Connection FoodserviceConnection Foodservice 2023consumidorconsumidoresconsumoexperiênciaexperiência do consumidorfoodserviceNRANRA 2023NRA ShowNRA Show 2023sabores

Conteúdo Relacionado

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

de Redação 20 de julho de 2025

Varejo é um dos setores de menor remuneração no Brasil, especialmente no segmento alimentício

de Redação 20 de julho de 2025

Relançamento de wraps causa escassez de alface no McDonald's

de Redação 19 de julho de 2025

Setor alimentício é um dos segmentos com menor remuneração para gestores no Brasil

de Redação 19 de julho de 2025

Nestlé vai plantar 11 milhões de árvores em regiões produtoras de cacau e café

de Redação 17 de julho de 2025

Com o objetivo de ter 200 lojas até 2026, Nutty Bavarian lança modelo de quiosque café

de Redação 16 de julho de 2025

Zamp nomeia novo vice-presidente para a unidade de negócios da Popeyes

de Redação 15 de julho de 2025

Foodservice cresce 6,7% em maio, mas queda nas transações revela consumidor mais seletivo

de Redação 14 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile