Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Atenda seu WhatsApp: é o novo varejo de telecom chamando

Redação de Redação
7 de maio de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Alexandre van Beeck*

Nas últimas semanas, o WhatsApp anunciou a possibilidade de fazermos ligações de voz por meio do seu aplicativo. Qual o impacto deste anúncio nas lojas de telecom?

Mudamos nossos hábitos e na forma como nos comunicamos. O mercado de telecom está vivendo uma revolução. Com o crescimento de recursos e aplicativos como WhatsApp, Viber, Skype, Messenger, novos modelos de negócios estão surgindo, forçando modelos tradicionais a se ajustar. O mercado deixa de ter competidores apenas entre as operadoras e passa ter uma concorrência global.

Este movimento está transformando um modelo centrado em voz para um mercado de dados. Explicando em números: hoje, consumimos 51 vezes mais dados e numa velocidade 140 vezes mais rápida que há 10 anos atrás e o preço de megabyte trafegado caiu 98,4% de 2003 a 2013. De acordo com a Pyramid Research, em 2013 os serviços de dados no mundo movimentou 480 bilhões de dólares, cerca de 40% em valor do mercado global mobile.

O SMS, que trafega por voz, era a forma mais rápida, fácil, privada e barata de se comunicar está sendo cada vez menos utilizado. Esse declínio fica mais evidente em mercados onde a penetração de smartphones é mais alta assim como, o uso de banda larga. Nos EUA, a participação do volume de SMS no mercado passou de 30% em 2010 para 9% em 2011 segundo estudo da Strategy Analytics. Porém, o mercado de mensagens não está em declínio. O modelo de negócio é que está mudando em detrimento aos aplicativos de troca de mensagens instantâneas.

O varejo de telecom está vivendo uma contradição. Enquanto o consumidor entra na loja em busca de seus sonhos de consumo da modernidade – smartphones e plano de dados para conecta-los ao mundo – o que eles encontram como atendimento, formato de loja, sortimento de produtos e oferta de serviços, está ainda na era analógica. As lojas e as ofertas ainda estão centradas em produto, afinal os smartphones ainda são o grande desejo de consumo do brasileiro. Somos hoje aproximadamente 41 milhões de brasileiros com esses aparelhos nas mãos. E o que queremos com eles? Mais dados e mais velocidade.

O que os consumidores estão buscando nas lojas? Soluções para suas necessidades.

Soluções que podem vir através de serviços agregados aos planos, um serviço de atendimento mais descomplicado e transparente nas lojas e em todos os demais pontos de contato, uma apresentação de portfolio mais adequado ao seu perfil de consumo.

Em mercados mais maduros esse movimento já está mais consolidado.

Em 2012, a americana Best Buy encerrou a operação de 50 “Big Box” (grandes lojas) para desenvolver pequenas lojas focadas em mobile. Este movimento foi feito não só para ganhar um novo fôlego para a empresa, mas também para focar sua atuação em prestação de serviços especializados de telefonia, vídeo e serviços de banda larga. Mudou não só o formato de loja, mas também o perfil de seus vendedores, através de treinamento e abordagem de vendas.

A Vodafone buscou diferenciar seus serviços de dados através de constantes investimentos em tecnologia, distribuição e serviços aos consumidores. Estimulando experiência ao consumidores e desenvolvendo um valor competitivo intangível. A reforma de suas lojas 150 lojas no Reino Unido, dão a cobertura de serviços necessária para atender a este novo consumidor. Seja com uma área para crianças ou pela experiência de compra que é valorizada através da estratégia Omnichannel, onde o consumidor inicia a compra pelo computador e finaliza na loja. Todo o processo é suportado por uma consolidada estrutura de backoffice e informação sobre o cliente.

AT&T, T-Mobile, Verizon e outros grandes players mundiais já estão desenvolvendo novos posicionamentos de suas lojas, produtos e serviços para estimular o uso de dados e não ficar dependente da receita de voz. No Brasil ainda estamos na primeira etapa deste movimento, com a comunicação das empresas se tornando mais emocional, focando em conexão entre as pessoas e lançamento de planos onde o cliente usa o WhatsApp sem descontar da franquia da internet. A próxima etapa deste movimento é rever o ponto de venda.

Essa mudança dos hábitos, movidos pelo avanço da tecnologia, deve ser traduzido dentro das lojas. As empresas estão deixando de ser operadoras de telefonia para se tornarem provedoras de conexão ao mundo digital. Novos players, novos modelos e formatos estão sendo solicitados por esta nova demanda de consumo e suas lojas devem acompanhar este movimento. Serviços, experiências, atendimento, produtos e soluções são os pilares da nova loja de telecom.

*Alexandre van Beeck (alexandre.beeck@gsmd.com.br) é head da GS&AGR Consultores.es.

Postagem anterior

Especialista inglês em design é um dos destaques do LATAM Retail Show

Próxima Postagem

No franchising, treinar é preciso

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

No franchising, treinar é preciso

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.