Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

A Recuperação do Foodservice: Consciência e Senso de Parceria

  • de Cristina Souza
  • 5 anos atrás
Parceria foodservice

Toda liderança consultada nos últimos dias se rende em dizer: “Essa é uma crise sem precedentes, nunca vivemos algo assim”, e com a mesma intensidade reforçam um histórico de resiliência e superação do empresário brasileiro além da importância de exercerem uma gestão centrada em três olhares: contribuição à sociedade, cliente e força de trabalho.

No âmbito empresarial o peso da palavra VOLÁTIL tem sido muito grande. Sim… a falta de certeza sobre quando tudo isso acabará, como será a nova rotina, quando retomaremos nosso direito de ir e vir sem medo, preocupa a todos.

Em minha visão pessoal e como empresária também, é imperativo dividir esse momento em tático e estratégico. Talvez as duas primeiras semanas desse grande movimento tenham sido mais dedicadas ao tático, envolvendo a alta liderança de todas as empresas em decisões difíceis e tomadas sob forte pressão, mas é hora respirar e voltar a mergulhar (ou voar se você preferir) para planejar a estratégia de futuro em um contexto de múltiplos cenários.

A volatilidade sempre existiu, só está mais intensa, o importante é conviver com ela. Manter um comitê de crise para continuar duelando com as questões do dia a dia e distribuir times e alta direção em pequenos squads (pelotões) estratégicos com múltiplas visões e atividades trará resultados promissores na velocidade de retomada dos negócios, isso é praticar uma gestão ágil.

Tendo a discordar um pouco que essa seja uma crise sem precedentes no âmbito individual, já que alguns setores da economia e, empresas isoladamente, estão sendo favorecidas por um crescimento exponencial, além disso, alguns já passaram por crises devastadoras no passado como incêndios, desastres naturais, pragas… mas o fator coletivo causado pela COVID-19 é sem dúvida estarrecedor.

A GS&Libbra é uma consultoria especializada em foodservice e temos acompanhado de perto os movimentos das grandes redes, franchising, operadores independentes e alimentação não comercial (empresa, escolas, etc). Muitos negócios foram extremamente afetados pela crise, alguns permanecem fechados, outros, mesmo com o delivery, para viagem e drive thru não atingem 10% do seu faturamento original. É fato plataformas e super app´s cresceram em número de novos estabelecimentos, mas o consumidor também se estocou para preparar refeições em casa então há um crescimento do delivery em geral, mas insuficiente para atingir os números projetados para esse mercado.

Os negócios de alimentação são a ponta do iceberg porque eles fazem parte de uma grande cadeia que começa lá no campo, na produção dos alimentos, passa pela indústria, logística e abastecimento até chegar aos transformadores que colocam as refeições no prato dos seus clientes.

Empatia, senso de parceria e composição são elementos importantíssimos a considerar nas relações B2B e B2C. Não é tolerável nos posicionarmos como vítimas e muito menos tirar vantagem. Todos fazemos parte de uma cadeia e a comunicação clara e transparente é o que fará a diferença. O consumidor está ultra conectado, dia a dia segue perdendo parte do seu poder de compra nessa crise, e, portanto, torna-se ainda mais sensível a preços e a postura das empresas/marcas que o servem.

Se todos nós nos comprometermos em contribuir a mantermos nossos clientes felizes e, principalmente, apoiarmos nossos parceiros a sobreviverem certamente passaremos por tudo isso juntos e venceremos. Estamos conectados, não só digitalmente, mas principalmente pelo fato de nenhum de nós ter imunidade ao vírus. Então, se for para nos contaminarmos que seja pelo sentimento de colaboração e superação.

Conte conosco!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Seguimos nesse período de crise com atendimento pelas plataformas de conexão virtual: alimentando o mercado com informações, apoiando nossos clientes a buscarem alternativas, realizando reuniões, entregas de projetos, workshops, pesquisas, planejamento e treinamentos. Se precisar de algo, nos avise! Whatsapp 11.97684-0701.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #transformacaofoodservice #foodservicecovid19

* Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Foodservice
  • Tags: alimentosatendimentob2bB2CcadeiaclientecomercialcomunicaçãoconectadosconsumocrisediferençadigitaldívidaselementosempresasFaturamentofranchisingindústriaisolamentoparceriaplanejamentoProdutovarejo

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile