Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Impactos Trump à economia brasileira: o tabuleiro mundial há muito tempo não estava em redefinição como agora

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
7 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Impactos Trump à economia brasileira: o tabuleiro mundial há muito tempo não estava em redefinição como agora

Nas primeiras semanas do segundo mandato do presidente Donald Trump, houve uma série de desafios significativos que abrangem desde questões internas até relações internacionais. Ele prometeu medidas audaciosas em sua campanha, como tarifas comerciais elevadas sobre importações, especialmente da China, o que pode aumentar a inflação e desacelerar o crescimento econômico dos EUA. Além disso, os cortes de impostos propostos podem aumentar a dívida e o déficit fiscal, criando obstáculos adicionais à economia.

A postura protecionista de Trump, incluindo a ameaça de tarifas sobre produtos brasileiros, deve tensionar as relações comerciais e diplomáticas. A retirada de acordos internacionais, como o Acordo de Paris, também afeta a cooperação global em questões climáticas.

Além disso, a possível redução do apoio à Ucrânia em seu conflito com a Rússia e uma abordagem mais isolacionista podem redefinir alianças e influenciar a estabilidade global. Da mesma forma, a nomeação de figuras como Elon Musk para cargos governamentais apresenta desafios na integração de interesses empresariais com políticas públicas.

Dentro desse contexto, é importante lembrar ainda das questões legais e de governança. A implementação de medidas controversas pode resultar em batalhas judiciais prolongadas, afetando a eficácia governamental e exigindo que o governo Trump equilibre suas promessas de campanha com as realidades práticas, buscando soluções que atendam aos interesses nacionais sem comprometer alianças estratégicas ou a estabilidade econômica.

Por outro lado, a figura do presidente dos Estados Unidos pode contribuir muito para romper esquemas  econômicos e geopolíticos que muitos concordam ser obsoletos e não adequados à realidade de hoje. O importante é que tais rupturas sejam a raiz de um novo modo de pensar e agir que gere um novo equilíbrio na economia e política global.

Já a relação entre o Brasil e os Estados Unidos apresenta uma combinação de desafios e oportunidades, influenciada por fatores políticos, econômicos e diplomáticos, visto que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, possui visões políticas distintas das de Trump, afetando o diálogo entre os dois países. Até porque, a agenda protecionista do presidente americano, com possíveis elevações de tarifas sobre importações, pode impactar setores-chave da economia brasileira, como o agronegócio.

No entanto, a escassez de gado nos EUA, que atingiu os níveis mais baixos em 70 anos, sugere que os compradores americanos continuem a depender das exportações de carne bovina do Brasil.

A meu ver, apesar das afirmações de campanha e do discurso de posse marcantes de Trump, incluindo declarações de que o Brasil e Mexico, prioritariamente na América Latina, precisam mais dos Estados Unidos do que o contrário, o cenário geopolítico atual tem forças novas tentando consolidar um novo equilíbrio mundial. Com certeza, o presidente americano e o seu staff entendem que é melhor seguir em frente com uma relação privilegiada com o Brasil do que incentivar um aliado histórico a se aproximar a outras potências mundiais. O tabuleiro mundial há muito tempo não estava em redefinição como agora.

Embora existam preocupações sobre o impacto das políticas de Trump na economia brasileira, especialistas sugerem que o país pode encontrar oportunidades no novo cenário global. A postura pragmática e a defesa dos interesses nacionais serão essenciais para navegar nas complexidades das relações bilaterais nos próximos anos.

Por isso, diante de possíveis tensões comerciais com os EUA, o Brasil pode buscar fortalecer suas relações com outros parceiros, como a China. A participação ativa no bloco Brics e a organização da COP30, em Belém, prevista para novembro de 2025, destacam o papel do País em fóruns internacionais e a sua busca por diversificação de alianças.

E, concluindo, a verdade é que o relacionamento Brasil-EUA sob o novo governo Trump exigirá diplomacia cuidadosa e estratégias adaptativas para equilibrar divergências e aproveitar oportunidades que surgirem no cenário internacional.

Fabio Ongaro é economista e CEO da Energy Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Casa Prado, do Mato Grosso, completa 70 anos com foco em marca própria e sustentabilidade

Próxima Postagem

Leroy Merlin inaugura loja no Jardim Botânico de Brasília com espaço exclusivo para arquitetos

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Leroy Merlin inaugura loja no Jardim Botânico de Brasília com espaço exclusivo para arquitetos

Leroy Merlin inaugura loja no Jardim Botânico de Brasília com espaço exclusivo para arquitetos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.