Empatia e personalização são fundamentais para melhorar a experiência do consumidor

Esses foram alguns dos insights do “Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022”, feito pela KPMG

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A experiência do consumidor se tornou uma característica fundamental para as empresas se destacarem diante de um mercado cada vez mais competitivo. As empresas líderes nesse assunto oferecem experiências positivas e memoráveis, além de se posicionar para serem mais flexíveis em um cenário de constante evolução. Características como empatia e apresentar uma jornada cada vez mais personalizada são fundamentais para conseguir oferecer esse tipo de experiência.

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Esses foram alguns dos insights do “Relatório Global de Excelência na Experiência do Cliente de 2022”, feito pela KPMG. A pesquisa foi conduzida entre junho e agosto de 2022 com mais de 89 mil consumidores em 25 mercados no mundo.

Outra característica fundamental apresentada pelo estudo, é que essas empresas priorizam o entendimento das necessidades dos clientes, em meio ao aumento de complexidade do mercado. Além disso, organizam experiências intencionais e permanecem receptivas e adaptáveis ao contínuo feedback.

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“As empresas líderes estão se mantendo próximas dos clientes, acessando insights sobre eles e configurando uma estrutura organizacional inovadora, realmente com o cliente no centro”, destacou Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.

O executivo ainda explicou que essas companhais estão em constante evolução. “Elas estão elaborando sistemas básicos e arquiteturas de tecnologia com flexibilidade embutida, aplicando técnicas de desenvolvimento focadas no consumidor e sistemas de mensuração que permitem o refinamento contínuo das operações, do relacionamento e dos negócios”, completou.

“Diante de tanta concorrência presente no mercado atualmente, repensar e investir na melhoria da experiência do cliente é mandatório para as organizações que buscam se destacar”, explica Leonardo Giusti, sócio-líder da prática de Clientes, Monetização e Experiência da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A publicação da KPMG destacou seis pilares essenciais para aprimorar a experiência do cliente e construir jornadas mais fortes e resultados superiores. Todos os tópicos estão interligados e você pode conferir eles na lista abaixo:

Personalização

Ações como saudar o cliente pelo primeiro nome ou recordar seu aniversário têm efeito positivo, mas não impressionam mais o cliente. Atualmente os consumidores esperam experiências altamente personalizadas que se envolvem com o negócio, e eles sabem que existem ferramentas disponíveis para tal. Isso pode chegar à recomendação inteligentes de produtos ou ofertas e recompensas individualizadas no momento certo.

Empatia

A humanização da experiência do cliente passou de alternativa para crucial. Mas uma das dificuldades é manter a personalidade única de uma marca durante a jornada do cliente por meio da tecnologia.

As companhias querem oferecer o melhor dos dois mundos, ou seja, rapidez, acessibilidade e conveniência dos serviços online e off-line. Tudo isso combinado com toque humano, que deixa uma impressão duradoura. Apesar de ser um equilíbrio complicado, é totalmente viável.

Tempo e esforço

Quanto menor o esforço necessário para ser cliente, mais leal ele é. Nesse sentido, as empresas focam em desenvolver e criar processos sem fricção para facilitar a jornada. Além disso, os consumidores não querem só tornar interações mais rápidas, mas também menos estressantes.

Expectativas

Com os rápidos avanços da tecnologia, os limites tem sido ressignificados e as expectativas tornaram-se mais fluídas e mais voláteis. Um desses exemplos é o metaverso e a realidade aumentada, em que é possível colaborar de forma mais imersiva.

Nesse sentido, proporcionar experiências novas e interessantes aos clientes nas plataformas virtuais é fundamental. Da mesma forma, é relevante ter estratégias digitais e também estabelecer processos que permitam uma fluidez e sustentação da experiência independentemente do canal utilizado pelo cliente, físico ou digital.

Integridade

Com o aumento de compartilhamento de dados pelos clientes em experiências altamente personalizadas, a ênfase em segurança e privacidade segue aumentando. Um ponto principal é equilibrar entrar benefícios para empresa, vender mais e as vantagens para os clientes, considerando que eles confiarão em organizações mais seguras.

Resolução

Um dos principais pré-requisitos para altos níveis de excelência é detectar e resolver as dores dos clientes. Existem metodologias que permitem uma compreensão mais profunda na vida dos clientes, ajudam a localizar pontos de dor, e conduzem experiências mais completas.

Serviços apoiados por Inteligência Artificial são importantes, mas a estratégia deve estar cada vez mais em tecnologias preditivas para mitigar os problemas dos clientes antes que estes ocorram. Além disso, também é importante a mudança de modelo mental, ou seja, as empresas devem mudar o foco interno para o externo. Em vez de tentarem entender o que ocorreu de errado internamente, precisam priorizar a solução para depois investigar a causa.

Imagem: Shutterstock

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