Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Integração de canais e inteligência artificial estão transformando as lojas como as conhecemos hoje

  • de Redação
  • 7 anos atrás

Para lidar com a volatilidade do mercado e as exigências do ominiconsumidor, Alexandre van Beeck, sócio-diretor da GS&Consult é enfático: “Quando a gente pensa no negócio de varejo não podemos pensar somente na nossa loja ou só no nosso e-commerce. Não existe outra forma de pensar o Varejo que não seja de forma única e integrada”, disse durante sua apresentação no Retail Trends, evento realizado pela GS&MD nesta quarta-feira, dia 7, em São Paulo.

O consultor especialista em varejo comentou sobre cases que foram apresentados durante a NRF e que mostram caminhos desta transformação que está acontecendo no âmbito global. Segundo ele, o varejo está vivendo um verdadeiro “Big Bang”, com marcas tradicionais precisando se reinventar com a entrada de novos players digitais ao competitivo e volátil cenário mundial. E citou alguns exemplos de grandes redes de varejo.

Enquanto o Walmart, que encabeça a lista dos maiores players do varejo mundial e possui uma das maiores redes de lojas nos Estados Unidos, está investindo em modelos menores, mais ágeis e que incorporam iniciativas do digital. A Amazon, gigante do e-commerce, também está fazendo o caminho inverso, experimentando o varejo físico, primeiro com a Amazon Books, uma livraria, e agora com a Amazon Go, o supermercado que promete acabar com as filas dos caixas.

Mas a Amazon não está só. O chinês Alibaba também mostrou, durante a NRF, que não é apenas um e-commerce. Mas sim um grande ecossistema, com diferentes negócios, totalmente integrados. Com apenas um cadastro, a companhia identifica o consumidor, seja online ou em uma loja de sua rede de supermercados, o Hema Market, uma de suas apostas para o varejo.

Mas como trazer essa experiência para o Brasil? A resposta é uma só, para van Beeck: “Manter sempre o foco no omniconsumidor” e repensar o negócio.

Outro tema destacado no evento foi a Tecnoera e a forma como os varejistas estão utilizando as novas tecnologias. Na apresentação de Pedro Padis, sócio-diretor da GS& Comm, o especialista destacou a plataforma-laboratório Omnistory, que está em funcionamento no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e suas soluções de integração de canais, on e off, uso de novos canais, como lockers, App, vending machine e cadastro Omni.

“O consumidor precisa ser o centro de todas as nossas estratégias. Precisamos canalizar isso”, destacou Padis.

O executivo falou também sobre a importância de conhecer o comportamento do consumidor dentro da loja e como o uso de ferramenta de Reconhecimento Facial, Facemedia contribuem com relatórios aprofundados sobre a experiência dos consumidores no ponto de venda.

 

Em seguida. Álvaro Manzione, fundador e head de Produto da Pluginbot, falou sobre o uso de chatbots no varejo, uma tecnologia cada vez mais necessária para o que ele chama de O Futuro do Ponto de Venda – o PDV 5.0: ter uma única base de experiência.

Álvaro contou sobre a nova colaboradora da Omnistory, a Omnia, uma robô concierge, mais um exemplo de como o varejo brasileiro já está incorporando tecnologias de ponta no varejo. A robô pode ser vista de perto na Omnistory instalada no shopping Villa Lobos. E marca o inicio de uma nova etapa para o varejo: a interação cada vez mais comum entre clientes e robôs.

 

Retail Trends GS&MD

7 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 17 horas

Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 –  Vila Guilherme – São Paulo

 

  • Categories: Inovação, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile