Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Indústria

Ital recebe investimento para impulsionar novas bebidas não-alcoólicas saudáveis e funcionais

Valor de R$ 3,08 milhões será destinado a uma planta-piloto especializada, complementar à infraestrutura já existente

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Ital recebe investimento para impulsionar novas bebidas não alcoólicas saudáveis e funcionais

Com um investimento de quase R$ 3,08 milhões aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ampliará, em 2025, a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação de bebidas não-alcoólicas saudáveis e funcionais.

O valor investido foi autorizado na mais recente chamada do Programa de Apoio à Infraestrutura (Paip), focada em equipamentos multiusuários (EMUs), e será destinado a uma planta-piloto especializada, complementar à infraestrutura já existente no Ital. A planta será instalada no Tropical Food Innovation Lab, e contará com um sistema de processo UHT/HTST de escala miniatura modular, com processo de aquecimento direto e indireto e homogeneizador integrado, operando com vazões padrão de 10 a 60 litros por hora.

“O objetivo é inovar em ingredientes, produtos e processos, contribuindo com a academia e a iniciativa privada para o atendimento de demandas emergentes do consumidor, incluindo o crescente interesse por produtos plant-based”, afirma a responsável pelo projeto, Sílvia Moura, pesquisadora dos centros de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) e de Inovação em Proteína Vegetal (PRO-VEG) do Ital.

A previsão é que as atividades comecem a partir de outubro, quando o ecossistema de inovação completará dois anos de existência.

“A novidade permitirá avanços na superação de desafios tecnológicos no processamento em escala industrial, considerando aspectos de segurança, nutrição, sensorialidade e mercado, dentre outros. Os equipamentos possibilitam a produção de amostras para pesquisa e testes de produtos junto ao consumidor com maior confiabilidade”, completa Sílvia, que conta com a colaboração das pesquisadoras Patrícia Blumer Zacarchenco, do Centro de Tecnologia de Laticínios de Bactérias Lácticas (Tecnolat), e Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Instituto, ambas integrantes do PRO-VEG.

Também participam do projeto a pesquisadora do Fruthotec e do PRO-VEG, Mitie Sadahira, assim como Adriana Torres e Leila Spadoti, do Tecnolat, e Maria Teresa Bertoldo Pacheco e Roseli Ferrari, do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), além de docentes de instituições parceiras do Ital na Plataforma de Inovação Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), liderada por Maria Teresa: Juliana Macedo, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp), e Fernando Segato, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP).

  • Categories: Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: alimentaçãobebidas não-alcoólicasBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceindústriainovaçãoinvestimentoItalmercadomercado&consumonegóciosprodutos

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile