Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

A nova era do franchising: você está preparado?

Redação de Redação
6 de dezembro de 2016
no Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar no VUCA? Entenda como essa sigla pode ajudar sua empresa na nova era do varejo e franchising

Estamos sempre focados em entender o contexto dos negócios para podermos oferecer soluções adequadas ao mercado de Franchising & Varejo. Acreditamos que o momento que vivemos é bastante desafiador para todos os gestores de negócios e, em especial, redes de franquias e também de varejo, sejam por intermédio de unidades próprias ou operadas por terceiros, em outros formatos ou Canais de Vendas.

Já faz um tempo que o sistema de Franchising brasileiro vem apresentando taxas de crescimento bastante relevantes nos últimos anos, mas ele também não está imune às intempéries da economia nacional nem ao cenário político do país. Essas variáveis externas, embora tenham forte interferência nos resultados das empresas, não são controláveis, exigindo que os gestores estejam atualizados e bem informados para tomar suas decisões de negócios de forma embasada e alinhada.

Uma outra grande transformação vem ocorrendo na sociedade em geral, dentro de um ambiente denominado como Mundo VUCA (The VUCA World) – sigla do vocabulário militar americano e que deriva das palavras em inglês:

Volatility (volatilidade)

Uncertainty (incerteza)

Complexity (complexidade)

Ambiguity (ambiguidade)

A alta velocidade e a força com que as mudanças acontecem nos colocam dentro de um ambiente de alta imprevisibilidade, no qual muitos são os fatores envolvidos nas transformações, influenciados ainda por vários e diferentes pontos de vista que podem ser utilizados para entender e analisar os fatos. Ou seja: está cada vez mais difícil tomar decisões. Não existem mais verdades totalmente absolutas e os pilares do sistema de Franchising devem estar cada vez mais sedimentados para podermos enfrentar esse mundo VUCA.

Além disso, várias são as preocupações dos Gestores de Redes atualmente, as quais listamos a seguir de maneira ampla:

Performance: produtividade, modelos de negócios, expansão e fluxo de caixa

Gestão: tecnologia, abastecimento, Ebtida e gestão empresarial pela rede;

Suporte: efetividade, segmentação, capacitação e comunicação;

Cultura: engajamento, comitês, gestão de conflitos e accountabilityEsses “aspectos críticos” são bastante relevantes para o sucesso dos negócios em redes de franquias e dentro de um mundo cada vez mais complexo, acelerado e ambíguo, é preciso que essas bases tenham condições de se adaptar às novas exigências.

O fato é que todas essas mudanças implicam na necessidade da adoção de novos comportamentos e no desenvolvimento de novas competências, tanto pelas Franqueadoras como pelos seus Franqueados. E é neste sentido de evolução que surge o que denominamos de Nova Era do Franchising. Acreditamos que a mudança de comportamento e das crenças pode trazer importantes reflexões sobre esse atual contexto, e, seguindo essa linha de raciocínio, listamos vários fatores e seus contrapontos. Obviamente, a avaliação desses fatores precisa ser bem realizada e entendida na sua essência – a lista de “Cada Vez MENOS / MAIS” deve servir de Check-list para análise e discussão dos gestores com suas equipes, auxiliando-os na construção de um plano de ações para aqueles itens que são relevantes e façam sentido para o seu momento de negócio.

 

Fonte: Extra

Postagem anterior

Mais que vender, é preciso vender bem

Próxima Postagem

Teatro de Marionetes e espetáculos de dança animam o Shopping Campo Limpo neste Natal

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente
Franquias

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025
Destaque do dia

Bob’s aposta no Distrito Federal como foco para sua expansão em 2025

2 de maio de 2025
Loucos por Coxinha abre primeira loja em São Paulo
Franquias

Loucos por Coxinha chega a São Paulo e prevê 10 unidades ainda neste ano

28 de abril de 2025
Próxima Postagem

Teatro de Marionetes e espetáculos de dança animam o Shopping Campo Limpo neste Natal

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.