O Grupo Heineken inaugura nesta quinta, 6, uma fábrica em Passos, no Estado de Minas Gerais. A unidade é a primeira da empresa construída integralmente do zero no Brasil e as operações serão focadas nos produtos das marcas marcas Heineken e Amstel. O investimento na planta foi de mais de R$ 2,5 bilhões.
“O Brasil é um mercado dinâmico, com consumidores exigentes e apaixonados por cerveja. A nova unidade reforça nossa confiança no País e no crescimento do segmento premium e puro malte, acompanhando a evolução do consumidor brasileiro, que está bebendo cada vez melhor, ou seja, optando por produtos de mais qualidade”, afirma Mauricio Giamellaro, CEO do Grupo Heineken Brasil.
A fábrica tem capacidade inicial de 5 milhões de hectolitros por ano e, de acordo com a Heineken, “nasce para atender à crescente demanda por produtos de maior qualidade e valor agregado, impulsionada pelas marcas Heineken e Amstel”. A escolha das duas marcas para iniciar a operação reflete uma decisão estratégica alinhada aos pilares que sustentam o crescimento do portfólio puro malte da companhia.
“Este é um momento de celebração para todos nós, ainda mais porque a inauguração acontece às vésperas da alta temporada, quando as temperaturas sobem e as comemorações de fim de ano se aproximam. A unidade de Passos já chega para garantir o abastecimento do mercado nesse período tão importante para o setor”, conclui.
Primeira unidade construída do zero
A unidade de Passos é a primeira greenfield da Heineken no Brasil – ou seja, a fábrica foi construída integralmente do zero. O projeto contempla sistemas de eficiência hídrica e energética, além de soluções avançadas para tratamento e reuso de água, reforçando o compromisso da companhia com a redução do impacto ambiental e com uma operação sustentável.
A localização, no Sul de Minas Gerais, aproxima a produção dos principais centros de consumo da região Sudeste, aumentando a eficiência logística e agilidade no abastecimento. Durante a construção, o Grupo Heineken ampliou o sistema de abastecimento hídrico de Passos, melhorando a infraestrutura de captação e viabilizando maior disponibilidade de água de qualidade para a população.
“A cervejaria de Passos é um sonho pensado e realizado em cada detalhe, desde a escolha do terreno, o que nos permitiu chegar até aqui do jeito que acreditamos, com responsabilidade, eficiência e cuidado, permitindo que o entorno se desenvolva junto com a gente”, explica Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do grupo.
Compromisso social da nova unidade
A construção e operação da cervejaria têm impacto direto no desenvolvimento socioeconômico de Passos e de toda a região. Durante as obras, foram gerados 2.200 empregos diretos e 11 mil indiretos, e a operação da unidade conta com 350 colaboradores efetivos, sendo que 70% são moradores de Passos ou região.
“O investimento da Heineken, em Passos, merece um brinde. Esta é a primeira de suas cervejarias a ser construída em Minas Gerais e a mais moderna das suas operações. Ao lado de seu grande apoio à COP-30, é mais uma demonstração da confiança desta grande empresa na nossa economia, que contribui para gerar renda e empregos de qualidade na região sul de Minas Gerais”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também ressaltou a importância da chegada da companhia ao estado. Segundo ele, a nova fábrica — uma das maiores e mais modernas do Brasil — representa a concretização de um esforço conjunto para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional, com geração de emprego, renda e oportunidades para a população mineira.
Imagens: Divulgação (Heineken Fábio Rezende).