Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Consumo

Dia das Crianças: experiência leva consumidor às lojas físicas e preço, ao e e-commerce

Preferências são apontadas em pesquisa realizada pela Globo, que entrevistou 1.200 pessoas maiores de 18 anos

  • de Redação
  • 2 anos atrás

Ver o produto fisicamente e sair com ele nas mãos são os principais motivos que vão levar os consumidores a comprar presentes do Dia das Crianças em lojas físicas. Já o preço menor é a razão principal da compra no e-commerce. Essas são algumas das conclusões de um levantamento realizado pela Globo, que analisou as tendências de consumo para o próximo dia 12.

Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com 1.200 pessoas maiores de 18 anos, das classes A, B e C, em todo o País. Eles mostram que 89% dos brasileiros vão presentear alguém neste Dia das Crianças, uma alta de cinco pontos porcentuais na comparação com a mesma data de 2022.

Neste ano, aproximadamente 74% dos brasileiros planejam comprar presentes para as crianças em lojas físicas. Ao mesmo tempo, 64% estão considerando a compra por meio de lojas virtuais, como aplicativos ou sites. Os dados evidenciam, assim, que muitos podem acabar lançando mão de mais de um canal na data.

O estudo mostra que a experiência de compra é bastante valorizada pelo consumidor que opta por ir até as lojas físicas. A possibilidade de ver os itens pessoalmente antes da compra e a conveniência de pagar e levar o produto imediatamente, ambos com 40% das respostas, foram destacadas. Além disso, 28% dos entrevistados mencionaram a facilidade de troca como um motivo relevante para escolher lojas físicas.

Dia das Crianças: 74% dos brasileiros optarão por comprar em lojas físicas e 64% escolherão sites

Já nas lojas virtuais, os preços acessíveis, a variedade de produtos e os benefícios oferecidos são os principais atrativos para os consumidores. Dos entrevistados, 49% preferem comprar online devido aos preços mais acessíveis, 39% apreciam a variedade de produtos disponíveis em e-commerces, e 26% optam por esses canais devido aos benefícios oferecidos, como programas de fidelidade, cashback e cupons de desconto.

Comemorações

Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram que pretendem celebrar o Dia das Crianças. Com os passeios fora de casa sendo uma escolha popular, as comemorações previstas para este ano são bastante semelhantes às do ano anterior.

No ano passado, a opção mais citada era levar o presente até a casa da criança, com 28% das preferências. No entanto, neste ano, ela caiu para a terceira posição, com 23%. Os passeios em shoppings lideram as escolhas, com 26%, seguidos por passeios em lojas de brinquedos e parques de diversões, com 25% e 24%, respectivamente.

Comparação de preços

A pesquisa também revela que aproximadamente 81% dos consumidores irão comparar preços antes de fazer suas compras para o Dia das Crianças. Os marketplaces e as lojas de brinquedos estão empatados como escolhas preferidas para pesquisa, com 44% das respostas cada. Outros canais populares incluem:

  • Sites de busca (43%)
  • Sites comparadores de preços (37%)
  • Lojas de roupas (31%)
  • Redes sociais (24%)
  • Indicações de amigos e familiares (19%)
  • Hipermercados e supermercados (14%)

Em relação aos gastos, 9% dos brasileiros planejam reduzir seus gastos em comparação com o ano anterior, enquanto 59% pretendem mantê-los na mesma faixa. No entanto, 32% dos consumidores planejam gastar mais em comparação com o mesmo período do ano passado.

Imagens: Shutterstock e Reprodução

  • Categories: Consumo, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentocriançasdatas comemorativasdia das criançase-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFaturamentoGlobolojalojasmercadomercado&consumonegóciosomnichannelonlinepasseiospresentesprodutosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile