Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Brasileiras tiram o pé do acelerador em fusões e aquisições

O número de acordos de fusões e aquisições no Brasil no primeiro semestre de 2022 caiu 7% neste ano

Redação de Redação
6 de outubro de 2022
no Economia
Tempo de leitura: 2 minutos
Fusões e aquisições têm melhor desempenho anual dos últimos 25 anos

O número de acordos de fusões e aquisições no Brasil no primeiro semestre de 2022 caiu 7% ante 2021, passando de 116 para 108. Em termos de valor, a queda foi mais intensa, de R$ 180 bilhões para R$ 101 bilhões, tombo de 44%.

O cenário é motivado pela queda dos investimentos de empresas nacionais na aquisição de negócios. A presença relativa das empresas estrangeiras nesses acordos no País subiu de 37%, no primeiro semestre de 2021, para 46% na primeira metade deste ano, diz relatório da RGS Partners.

O montante nessas transações não aumentou, mas as empresas estrangeiras foram mais constantes do que as brasileiras nas aquisições. Esse cenário fez a participação financeira subir de 19%, nos primeiros seis meses de 2021, para 25% ante o mesmo período de 2022.

O maior acordo com empresa estrangeira ocorreu em junho, com a venda, por R$ 3,5 bilhões, de parte da Unidas Rent a Car a um fundo administrado por afiliadas da canadense Brookfield Asset Management.

Um mês antes, a americana Darling Ingredients, especializada na reutilização de resíduos de origem animal para produção de insumos para alimentos e rações, anunciou a compra do Grupo Fasa, do mesmo segmento, por R$ 2,8 bilhões. Em operações locais, o maior negócio do semestre foi o acordo de fusão de R$ 15,5 bilhões entre SulAmérica e Rede D’or.

Para Guilherme Stuart, sócio-fundador da RGS Partners, devido às mudanças nas empresas em função da tecnologia a competitividade pode vir apenas das aquisições. Por isso, as agendas continuaram e devem se manter ativas em 2022, mesmo com as eleições presidenciais e o cenário macroeconômico desafiador. “Houve uma redução importante dos investimentos em relação a 2021, devido à inflação, à taxa de juros e à guerra na Ucrânia”, diz.

Eleições

Com a definição das eleições presidenciais, Stuart não vê um aumento de aquisições de empresas brasileiras por companhias internacionais. Para ele, o interesse em países como o Brasil é de longo prazo, e os investidores só tendem a se afastar de países não democráticos.

“Não há indicações claras de que haverá um destravamento de investimentos com o fim das eleições. No mercado de aquisições, não houve, como nas últimas duas eleições, uma pausa. O Brasil não vai ser radicalmente transformado por um candidato ou por outro, e isso é bom”, diz. “O Brasil não é perfeito, mas é melhor do que muitos lugares.”

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shopping Parque da Cidade une compras, lazer e sustentabilidade

Próxima Postagem

Magalu lança campanha para a Copa do Mundo e incentiva substituição de TVs

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Caem para 7 os casos em investigação sobre gripe aviária no País

8 de junho de 2025
CAF investirá US$ 2,5 bi até 2030 para fortalecer economia azul sustentável na AL e Caribe
Economia

CAF investirá US$ 2,5 bi até 2030 para fortalecer economia azul sustentável na AL e Caribe

8 de junho de 2025
Gol começa novo ciclo após sair do Chapter 11, mais sustentável
Economia

Gol começa novo ciclo após sair do Chapter 11, mais sustentável

7 de junho de 2025
Frete a partir de R$ 5,89: Nuvemshop e Loggi lançam serviço de postagem acessível para PMEs
Logística

Frete a partir de R$ 5,89: Nuvemshop e Loggi lançam serviço de postagem acessível para PMEs

7 de junho de 2025
Loungerie tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Loungerie tem novo CEO; confira outras mudanças

7 de junho de 2025
Próxima Postagem
Magazine Luiza tem prejuízo líquido de R$ 391 mi no primeiro trimestre

Magalu lança campanha para a Copa do Mundo e incentiva substituição de TVs

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.