Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

UE mira Apple, Amazon, Microsoft e outras gigantes em nova legislação digital

A lei busca evitar que os gigantes da tecnologia concentrar os mercados digitais

  • de Redação
  • 2 anos atrás
UE mira Apple, Amazon, Microsoft e outras gigantes em nova legislação digital

Apple, Amazon, Microsoft, Alphabet, controladora do Google, Meta, proprietária do Facebook, e ByteDance, controladora da TikTok, são alvos de novas regras digitais na União Europeia (UE) destinadas a controlar o poder de mercado das gigantes da internet. As seis empresas foram classificadas nesta quarta-feira, 6, como “gatekeepers” online que devem enfrentar o mais alto nível de escrutínio sob a Lei de Mercados Digitais do bloco de 27 países.

A lei busca evitar que os gigantes da tecnologia concentrar os mercados digitais, com a ameaça de multas enormes ou mesmo de forçá-las a vender partes dos seus negócios para operar na Europa.

A legislação faz parte de atualização abrangente do conjunto de regras digitais da UE que começa a entrar em vigor este ano e surge semanas depois de um pacote complementar de regras destinado a manter os usuários da internet seguros, a Lei dos Serviços Digitais, ter começado a fazer efeito.

A Comissão Executiva da UE disse que as plataformas digitais podem ser listadas como “gatekeepers” se atuarem como portas de entrada importantes entre empresas e consumidores, fornecendo “serviços essenciais de plataforma”.

Esses serviços incluem o navegador Chrome do Google, os sistemas operacionais Windows da Microsoft, aplicativos de bate-papo como o WhatsApp da Meta, redes sociais como o TikTok e outros que desempenham um papel intermediário, como o Marketplace da Amazon e a App Store da Apple.

As empresas têm agora seis meses para começar a cumprir os requisitos da Lei dos Mercados Digitais, que estão a estimular mudanças na forma como as grandes empresas de tecnologia operam.

Com informações da Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: AlphabetamazonappleBytedancecomportamentoEconomiaempresasfacebookgooglemarcasmercadomercado&consumometaMicrosoftnegóciosprodutosserviçosTikTokUnião Europeia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile