Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Última etapa do processo de abertura de um restaurante, montagem da estrutura garante experiência do cliente

Instalações possuem peculiaridades e exigem sequência de trabalho para cumprir o prazo

  • de Larissa Féria
  • 2 anos atrás

Quando temos uma experiência agradável em um bar ou restaurante, sequer imaginamos todo o trabalho por trás para que aquele ambiente seja agradável e marcante para os frequentadores. A disposição dos móveis, as cores, a iluminação e toda a arquitetura são conceitos que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado.

Última etapa do processo de abertura de um ponto físico, a montagem de toda essa estrutura possui inúmeras peculiaridades, como as instalações de gás, exaustão e hidráulica, com água potável, esgoto e caixa de gordura, entre outras. Além disso, existe uma sequência de trabalho a ser seguida para que tudo funcione: por exemplo, o balcão não pode ser instalado antes da entrega da geladeira ou a estrutura de incêndio não pode ser colocada antes da estrutura de ar-condicionado.

Com prazos curtíssimos, normalmente de 30 a 45 dias, para a construção de uma loja, um atraso de 3 dias pode comprometer todo o cronograma das obras.

Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora

“Se alguém atrasou, você vai ter que correr depois. O fogão não vai deixar de existir, por mais que o fogão esteja atrasado. Se você fechar a parede, vai que abrir depois, caso o espaço não dê para passar”, afirma Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora, construtora especializada na montagem de lojas de varejo, com mais 13 anos de mercado.

Aguiar destaca que o principal desafio na montagem de um estabelecimento é administrar de 10 a 12 equipes diferentes, muitas vezes ao mesmo tempo.

“Lidar com muitos fornecedores diferentes ao mesmo tempo é o principal desafio. Temos fornecedores que estão dentro do time, mas existem as equipes de elétrica, de incêndio, de ar-condicionado, de civil, hidráulica, de estrutura metálica. São pelo menos 10 a 12 equipes diferentes para administrar ali em 30 a 35 dias. Isso precisa estar muito amarradinho, muito redondo para funcionar”, afirma Aguiar.

Segundo ele, em casos com salão de vendas e cozinha, são praticamente duas obras, ao mesmo tempo, com características diferentes.

Desafios diferentes

Nos shopping centers, é comum a exigência de que se construa no período noturno, quando não há mais movimento de consumidores pelas lojas. Normalmente, as obras começam às 22h, quando o shopping fecha, e seguem até 6 ou 8 horas do dia seguinte para ter tempo de fazer a limpeza dos corredores antes da abertura.

Embora as obras na rua não tenham a mesma restrição de horário dos shoppings, elas estão sujeitas a outras intempéries, como o mau tempo e roubos, por exemplo. “São desafios diferentes. Por outro lado, na obra de rua você tem mais mobilidade porque o canteiro é nosso. Se for preciso aumentar o time, colocando todo mundo de forma regular, colocamos”, diz.

Além da montagem e construção de lojas de varejo, a Fast Construtora trabalha com reformas. Com 51 obras finalizadas em 2022, a companhia espera chegar a 60 neste ano.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesConnectionconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFast Construtorafoodserviceindústriainovaçãomercado&consumoNRAprodutosserviços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile