Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Última etapa do processo de abertura de um restaurante, montagem da estrutura garante experiência do cliente

Instalações possuem peculiaridades e exigem sequência de trabalho para cumprir o prazo

  • de Larissa Féria
  • 2 anos atrás

Quando temos uma experiência agradável em um bar ou restaurante, sequer imaginamos todo o trabalho por trás para que aquele ambiente seja agradável e marcante para os frequentadores. A disposição dos móveis, as cores, a iluminação e toda a arquitetura são conceitos que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado.

Última etapa do processo de abertura de um ponto físico, a montagem de toda essa estrutura possui inúmeras peculiaridades, como as instalações de gás, exaustão e hidráulica, com água potável, esgoto e caixa de gordura, entre outras. Além disso, existe uma sequência de trabalho a ser seguida para que tudo funcione: por exemplo, o balcão não pode ser instalado antes da entrega da geladeira ou a estrutura de incêndio não pode ser colocada antes da estrutura de ar-condicionado.

Com prazos curtíssimos, normalmente de 30 a 45 dias, para a construção de uma loja, um atraso de 3 dias pode comprometer todo o cronograma das obras.

Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora

“Se alguém atrasou, você vai ter que correr depois. O fogão não vai deixar de existir, por mais que o fogão esteja atrasado. Se você fechar a parede, vai que abrir depois, caso o espaço não dê para passar”, afirma Eduardo Aguiar, diretor administrativo e financeiro da Fast Construtora, construtora especializada na montagem de lojas de varejo, com mais 13 anos de mercado.

Aguiar destaca que o principal desafio na montagem de um estabelecimento é administrar de 10 a 12 equipes diferentes, muitas vezes ao mesmo tempo.

“Lidar com muitos fornecedores diferentes ao mesmo tempo é o principal desafio. Temos fornecedores que estão dentro do time, mas existem as equipes de elétrica, de incêndio, de ar-condicionado, de civil, hidráulica, de estrutura metálica. São pelo menos 10 a 12 equipes diferentes para administrar ali em 30 a 35 dias. Isso precisa estar muito amarradinho, muito redondo para funcionar”, afirma Aguiar.

Segundo ele, em casos com salão de vendas e cozinha, são praticamente duas obras, ao mesmo tempo, com características diferentes.

Desafios diferentes

Nos shopping centers, é comum a exigência de que se construa no período noturno, quando não há mais movimento de consumidores pelas lojas. Normalmente, as obras começam às 22h, quando o shopping fecha, e seguem até 6 ou 8 horas do dia seguinte para ter tempo de fazer a limpeza dos corredores antes da abertura.

Embora as obras na rua não tenham a mesma restrição de horário dos shoppings, elas estão sujeitas a outras intempéries, como o mau tempo e roubos, por exemplo. “São desafios diferentes. Por outro lado, na obra de rua você tem mais mobilidade porque o canteiro é nosso. Se for preciso aumentar o time, colocando todo mundo de forma regular, colocamos”, diz.

Além da montagem e construção de lojas de varejo, a Fast Construtora trabalha com reformas. Com 51 obras finalizadas em 2022, a companhia espera chegar a 60 neste ano.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesConnectionconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciaFast Construtorafoodserviceindústriainovaçãomercado&consumoNRAprodutosserviços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile