O Latam Retail Show by IBM está cada vez mais perto. O evento chega à sua 10ª edição e acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Neste ano, reunirá executivos de empresas como Lojas Renner, Riachuelo, Assaí, WGSN, Euromonitor, Goldratt Group e Retail Design Institute.
A programação será voltada à inovação, transformação digital, experiência do consumidor e performance operacional. O Latam Retail Show vai destacar a força do varejo brasileiro com a presença de líderes de grandes empresas nacionais, que compartilharão experiências práticas e insights estratégicos diretamente do mercado local.
Um dos destaques será o painel “Retail As A Service: A Evolução do Varejo, de Plataforma de Vendas para Plataforma de Soluções”, no dia 16, com participação de Ignacio Sánchez Villares, CEO da Leroy Merlin Brasil, e Claudio Vicentini, vice-presidente de Vendas da Nestlé Brasil.
Na mesma data, ocorrerá o painel “Global LRS-NRF Europe – Tariff Effect: Adaptando as Estratégias do Varejo em um Cenário de Mudança”, que será realizado simultaneamente no Latam Retail Show e na primeira edição da NRF Europa, em Paris. A discussão abordará como as mudanças tarifárias e o aumento dos custos de importação e exportação estão transformando o varejo global, com a presença de Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, e Fábio Adegas Faccio, CEO das Lojas Renner.
No dia 18, será realizado o painel de encerramento “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, que contará, além de Marcos Gouvêa, com nomes como Belmiro Gomes, CEO do Assaí; Andre Farber, CEO da Riachuelo; Sergio Zimerman, CEO da Petz; e Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero.
Nomes internacionais
O Latam Retail Show também contará com palestrantes internacionais. Cynthia Ortiz, presidente internacional do Retail Design Institute (RDI), é uma das atrações confirmadas e abordará o tema “Retail Design Shaping Consumer Culture”.
Joe McDonnell, diretor de Consumer, Marketing and Retail Forecasting da WGSN, será responsável pela palestra de abertura “WGSN Shopper Priorities: As Prioridades de Compras nos Próximos Anos”, na qual apresentará as principais tendências de consumo, comportamento e expectativas que irão guiar as estratégias das marcas globalmente.
Paula Goñi, consultora sênior da Euromonitor, também integra o time de executivos internacionais. Ela compartilhará análises de mercado e perspectivas econômicas que impactam o varejo mundial.
Outro nome confirmado é Rami Goldratt, CEO do Goldratt Group, que abordará a “Teoria das Restrições: Maximizando Margens com Excelência Operacional”, trazendo um olhar inovador para a otimização de processos e aumento da lucratividade em ambientes competitivos.
Cesar Morales, gerente corporativo de Experiência de Clientes do Parque Arauco, participará do painel “Os Futuros dos Shopping Centers”, que irá explorar como os centros comerciais podem evoluir como produto.
Imagem: Divulgação