Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Primeiro semestre tem 132,6 milhões de compras feitas pela internet

  • de Redação
  • 5 anos atrás
compras na internet

A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce brasileiro, de acordo com relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Com tantas oportunidades no ambiente digital, lojistas precisaram se reinventar para continuar faturando e transformaram o e-commerce em seu principal ponto de venda. O esforço, de forma geral, trouxe resultados: o faturamento do setor no período foi de R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado.

“A necessidade em manter o isolamento social, especialmente a partir de março, influenciou esses resultados em patamares tão elevados. Empresas de todos os portes tiveram de se adaptar à nova realidade e consumidores perceberam no varejo digital uma alternativa eficaz para continuarem comprando com segurança e conveniência”, explica André Dias, CEO da Neotrust.

29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra online

Ainda de acordo com a Neotrust/Compre&Confie, 29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra nesse período – crescimento significativo em relação aos 19,7 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Ao analisar o perfil de consumidores, é possível perceber que a maior parte dos compradores é formada por mulheres (correspondem a 55,8% do total observado este ano), ante 44,2% de homens.

Em relação à faixa etária, a maior parte dos consumidores tem entre 36 e 50 anos (32,4%). Em seguida, estão os que têm entre 26 e 35 (30,8%) e aqueles de até 25 anos (21,3%). Por último, 15,5% estão acima dos 51 anos.

Em média, consumidores fizeram 5 compras no primeiro semestre deste ano (ligeira alta em relação às 4 observadas no ano passado). O gasto médio por pessoa foi de R$ 1.654 – valor ligeiramente mais alto do que o do ano passado, de R$ 1.443.

As categorias mais compradas nesse período foram: Moda e Acessórios (escolhida por 14,8 milhões de consumidores), Telefonia (com 8,2 milhões de compradores) e Eletrodomésticos (5,8 milhões). Em quarto e quinto lugar estão: Informática (5,6 milhões) e Eletrônicos (5,2 mihões).

Por último, uma análise do tíquete médio de cada categoria mostra que Telefonia é a campeã, com R$ 2.076; em seguida estão Eletrodomésticos, com R$ 1.632 e Eletrônicos, com R$ 1.512. Informática, com R$ 1.268 e Moda e Acessórios, com R$ 449, ocupam as últimas posições do “Top 5”, respectivamente.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoinovaçãoinvestimentoonlineprodutosserviçostecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile