Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Grupo Rão aposta em franquias multimarcas de delivery de alimentos

Empresa tem no portfólio 22 marcas, que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até farmácia

  • de Aiana Freitas
  • 2 anos atrás
Grupo Rão aposta em franquias multimarcas de delivery de alimentos

O Grupo Rão, que possui um portfólio de 22 marcas que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até uma farmácia, está apostando num novo modelo de negócio. Trata-se de uma conceito multimarca, que permite que o franqueado compartilhe mais de uma cozinha do Rão, no modelo de dark kitchen, em um único espaço. O grupo vai inaugurar três novas operações do tipo no Centro-Oeste, quatro no Nordeste e 25 no Sudeste nos próximos seis meses.

“Chamamos esse modelo de collab. Eu pego uma pizza, um hambúrguer e um crepe e faço no mesmo ambiente três restaurantes. A cozinha é separada, mas o despacho é o mesmo e o motoboy também. O risco do franqueado é dividido em três. Num mês em que a pizza não vai bem, tem o hambúrguer”, exemplifica Guilherme Lemos, um dos fundadores e CEO do grupo, em entrevista concedida à Mercado&Consumo durante a ABF Franchising Expo 2023.

Entre as marcas que fazem parte do portfólio Grupo Rão, estão Sushi Rão Delivery, Pizza do Rão, Najah Rão, Rão Burger e Rão Grill. Ao todo, são mais de 186 operações e aproximadamente 300 mil pedidos por mês. As unidades estão distribuídas em oito Estados, 29 cidades e dois países – além do Brasil, a empresa também tem unidades em Portugal. Atualmente, 95% das operações do Grupo Rão são franquias, com a maioria delas sendo dark kitchens voltadas para o delivery.

‘Delivery é o futuro’

A empresa tem dez anos de mercado. A primeira marca foi a Sushi Rão Delivery, criada em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, pelo irmão de Guilherme, Henrique Lemos. Desde o começo, o restaurante funcionou sem salão, com uma dark kitchen 100% focada em delivery. A venda era exclusivamente feita pelo Facebook.

“O Sushi Rão foi um fenômeno e entendemos que somos bons não apenas em vender sushi, mas em tecnologia de delivery, não importa o segmento. A pizza surgiu em 2018, e foi outro enorme sucesso”, conta Guilherme Lemos. Hoje, a empresa tem, além das dark kitchens, restaurantes com salão e uma farmácia com atendimento presencial e delivery. “Entendemos que delivery é o futuro.”

O executivo define a holding como uma foodtech. As marcas do Grupo Rão usam um aplicativo próprio, desenvolvido dentro da empresa. O app também é comercializado para outras empresas com o conceito “white label”.

As franquias têm investimento inicial de R$ 220 mil e o grupo pretende dar continuidade ao seu plano de expansão para abrir mais 55 unidades até o final de 2023. A expectativa é um aumento de 30% na receita em relação a 2022, atingindo R$ 220 milhões este ano.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentosBrasildark kitchendark kitchensDeliverydigitalempresasestratégiaexpansãoFood ServicefoodservicefoodtechGrupo Rãoinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosPortugalrestauranterestaurantesRio de Janeirotecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile