Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Grupo Rão aposta em franquias multimarcas de delivery de alimentos

Empresa tem no portfólio 22 marcas, que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até farmácia

  • de Aiana Freitas
  • 2 anos atrás
Grupo Rão aposta em franquias multimarcas de delivery de alimentos

O Grupo Rão, que possui um portfólio de 22 marcas que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até uma farmácia, está apostando num novo modelo de negócio. Trata-se de uma conceito multimarca, que permite que o franqueado compartilhe mais de uma cozinha do Rão, no modelo de dark kitchen, em um único espaço. O grupo vai inaugurar três novas operações do tipo no Centro-Oeste, quatro no Nordeste e 25 no Sudeste nos próximos seis meses.

“Chamamos esse modelo de collab. Eu pego uma pizza, um hambúrguer e um crepe e faço no mesmo ambiente três restaurantes. A cozinha é separada, mas o despacho é o mesmo e o motoboy também. O risco do franqueado é dividido em três. Num mês em que a pizza não vai bem, tem o hambúrguer”, exemplifica Guilherme Lemos, um dos fundadores e CEO do grupo, em entrevista concedida à Mercado&Consumo durante a ABF Franchising Expo 2023.

Entre as marcas que fazem parte do portfólio Grupo Rão, estão Sushi Rão Delivery, Pizza do Rão, Najah Rão, Rão Burger e Rão Grill. Ao todo, são mais de 186 operações e aproximadamente 300 mil pedidos por mês. As unidades estão distribuídas em oito Estados, 29 cidades e dois países – além do Brasil, a empresa também tem unidades em Portugal. Atualmente, 95% das operações do Grupo Rão são franquias, com a maioria delas sendo dark kitchens voltadas para o delivery.

‘Delivery é o futuro’

A empresa tem dez anos de mercado. A primeira marca foi a Sushi Rão Delivery, criada em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, pelo irmão de Guilherme, Henrique Lemos. Desde o começo, o restaurante funcionou sem salão, com uma dark kitchen 100% focada em delivery. A venda era exclusivamente feita pelo Facebook.

“O Sushi Rão foi um fenômeno e entendemos que somos bons não apenas em vender sushi, mas em tecnologia de delivery, não importa o segmento. A pizza surgiu em 2018, e foi outro enorme sucesso”, conta Guilherme Lemos. Hoje, a empresa tem, além das dark kitchens, restaurantes com salão e uma farmácia com atendimento presencial e delivery. “Entendemos que delivery é o futuro.”

O executivo define a holding como uma foodtech. As marcas do Grupo Rão usam um aplicativo próprio, desenvolvido dentro da empresa. O app também é comercializado para outras empresas com o conceito “white label”.

As franquias têm investimento inicial de R$ 220 mil e o grupo pretende dar continuidade ao seu plano de expansão para abrir mais 55 unidades até o final de 2023. A expectativa é um aumento de 30% na receita em relação a 2022, atingindo R$ 220 milhões este ano.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentosBrasildark kitchendark kitchensDeliverydigitalempresasestratégiaexpansãoFood ServicefoodservicefoodtechGrupo Rãoinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosPortugalrestauranterestaurantesRio de Janeirotecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile