Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

PepsiCo segue rumo a autonomia hídrica com 100 dias sem captar água em fábrica de Itu

Empresa potabilizou aproximadamente 840 milhões de litros de água em 2022, equivalente a 444 piscinas olímpicas

  • de Redação
  • 2 anos atrás
PepsiCo e iFood se unem em campanha de doações para a ONG Gastromotiva

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anunciou a conquista de manter sua operação fabril sem captação de água por 100 dias, em Itu, no interior de São Paulo.

No ano em que celebra 70 anos no país, a companhia apresenta seu resultado em Itu, onde reaproveita 100% do seu efluente industrial, que é transformado em água potável a partir de uma estação de tratamento em sua área externa. Esta realidade só foi possível após a parceria com as unidades da PepsiCo de Sorocaba e de Itaquera, que enviam os efluentes para tratamento em Itu.

O montante de água tratada abasteceu a fábrica de Itu na totalidade de sua demanda de 18 milhões de litros ao mês para uso em processos industriais.

Buscando tornar sua operação mais sustentável e eficiente ao mesmo tempo em que promove ações positivas para o planeta e as pessoas, em linha com a estratégia ESG, a empresa tem como premissa reduzir o uso de água em toda a sua cadeia produtiva.

Com esse objetivo, investiu em uma tecnologia inovadora para sua estação de tratamento de efluentes em Itu, onde utiliza o método MBR/OR, que usa Biorreatores com Membranas e Osmose Reversa no processo de potabilização de água.

A iniciativa também contribui para reduzir o efluente no sistema de tratamento de esgoto da cidade, pois a PepsiCo trata todo o seu efluente da operação. “Em 2022 ficamos cem dias sem captar água do município de Itu, o que significa que esta água ficou disponível para a comunidade. Temos muito orgulho desse resultado e confiantes de que em breve teremos mais avanços em outras operações no país”, afirmou Paulo Quirino, Vice-presidente de operações da PepsiCo do Brasil.

O projeto realizado em Itu será implantado em Sete Lagoas (MG) e em Curitiba (PR), com previsão de conclusão em 2024.

Uso correto da água, para mais sustentabilidade

Por meio desta e de outras iniciativas focadas em redução do uso de recursos hídricos, o total de água gasta por quilo de alimento produzido pela PepsiCo no Brasil caiu para menos da metade nos últimos cinco anos – de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Na fábrica de Itu, esse número já é de 0,82 litro por quilo de alimento produzido.

Dentro de sua estratégia pep+, a PepsiCo tem a meta de alcançar globalmente um impacto hídrico positivo até 2030. Assim, buscando reaproveitar 100% da água que necessita em seus processos produtivos, em especial nas regiões de grande escassez hídrica ao redor do mundo.

Imagem: Divulgação (Marco Pinto)

  • Categories: ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilCom foto (única)comportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasESGestratégiainovaçãoNotícias geraissustentabilidadetecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile