Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Apenas 33% dos estabelecimentos de foodservice integram loja física e canais digitais

Quando analisada a produtividade tecnológica, o setor de foodservice registrou 0,30 ponto, em uma escala que vai de 0 a 1

  • de Redação
  • 3 anos atrás
foodservice

O uso de tecnologia no setor de foodservice tem se mostrado cada vez mais necessário para o sucesso dos negócios. Entretanto, a adesão dessas inovações e sistemas pelos empreendimentos brasileiros ainda é muito baixo. Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT), apenas um terço dos varejistas brasileiros do setor fazem uma gestão centralizada do negócio.

Realizado pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançada, o estudo tinha como objetivo avaliar a internalização de tecnologias. Na pesquisa, o setor de foodservice é representa bares, restaurantes e estabelecimentos alimentícios.

“O dado mostra que o setor ainda não usufrui dos ganhos que a tecnologia proporciona aos negócios. Ainda existe muito espaço para levar mais produtividade para operação de Food Service no Brasil”, destacou Ramon Martins, diretor de produtos de Food Service na TOTVS. O executivo ainda explicou que alguns fatores, como gestão descentralizada e falta de comunicação entre sistemas, podem causar erros e problemas na operação.

Quando analisada a produtividade tecnológica, o setor de foodservice registrou 0,30 ponto, em uma escala que vai de 0 a 1. A marca fez com que o segmento ficasse entre os 25% com pontuação mais baixa do índice. O resultado ainda se mostrou abaixo da média geral do estudo, que foi de 0,43.

Pontos de destaque

O levantamento ainda registrou que 65% dos negócios do setor de foodservice adotaram pelo menos um canal de venda digital. Em comparação com outros subsegmentos varejistas, este é o que menos faz uso dessa ferramenta. A média do estudo considerando todo o varejo foi de 94%.

A pesquisa constatou que 61% dos negócios são de gestão familiar, sendo essa uma das causas pela baixa presença online e falta de integração. Além disso, é um setor majoritariamente composto por lojas únicas. Tendo esses dados como base, 79% do faturamento médio vem dos estabelecimentos físicos e outros 21% são divididos entre canais digitais e vendas por telefone.

O estudo também chamou a atenção para o uso de soluções para gestão de clientes. O foodservice prioriza fidelidade, para 23%, como estratégia de atração e retenção do cliente, número também abaixo comparado a média geral de 27%. Ferramentas de CRM e cashback são utilizadas por 16% dos negócios, com destaque para a última que está acima da média geral de 9%.

“Alguns pontos se sobressaem em relação a Food Service, principalmente pela especificidade do segmento. Uma vez que se trata da comercialização de refeições e alimentos, as lojas físicas são predominantes, mas isso não impede o investimento em tecnologias”, comenta o executivo.

Por fim, a pesquisa contou com a participação de 973 empresas, nacionais e multinacionais, com faturamento anual igual ou superior a R$ 2 milhões.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãofoodserviceinovaçãomercadomercado&consumonegóciostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile