E-commerce: tentativas de fraudes crescem 26,2% entre Black Friday e Natal

Abandono de carrinhos de compra chega a 61% no e-commerce

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O período entre a Black Friday e o Natal deste ano – duas das principais datas do varejo no Brasil – teve aumento de 26,2% em tentativas de fraudes no e-commerce. É o que o mostra um levantamento da ClearSale, empresa que oferece ssoluções antifraude com foco no varejo virtual.

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Ao todo, foram 390.145 mil pedidos potencialmente fraudulentos, contra 309.190 vistos em 2019, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, um aumento de 26,2% . Em termos financeiros, foram R$ 441,5 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, ante R$ 335,3 milhões no ano anterior, o que representa um crescimento de 31,7%.

As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas neste ano foram: eletrônicos, celular, bebidas, automotivo e ar condicionado. Em 2019, as categorias eram bebidas, celular, eletrônicos, alimentos e automotivo.

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Além disso, levantamento de empresa do mesmo grupo, a Neotrust/Compre&Confie, companhia de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostrou que varejo virtual brasileiro faturou R$ 21,8 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, registrando um aumento de 55% se comparado com o mesmo período de 2019.

A quantidade de número de pedidos também cresceu em 2020 durante o período que antecede as festas de fim de ano. Na análise, consta que foram realizados 47 milhões de compras no varejo online, indicando uma alta de 52% em relação ao ano anterior.

Outro ponto importante é que os brasileiros, além de terem realizado mais compras para as festividades de 2020, também investiram mais no valor dos pedidos. O tíquete médio, que em 2019 era de R$ 454, foi para R$ 464 em 2020, apontando um aumento de 2% no intervalo mapeado.

Imagem: Reprodução

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