A Drogaria Pacheco, do grupo DPSP, vai abrir no bairro do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro, uma loja que contará com um espaço integrado de serviços e experiências chamado de “Viva Saúde”. Na unidade, os consumidores poderão se vacinar, fazer exames e até cortar o cabelo.
“A nova loja do Méier marca o início de uma nova fase para a Drogaria Pacheco e para o mercado do varejo farmacêutico no Brasil. O espaço vai traduzir na prática o novo conceito da companhia: uma drogaria que vai além da venda de produtos, mas que também oferece experiências, serviços e cuidado em saúde de forma integrada”, diz o diretor de operações do Grupo DPSP, Walter Borghi.
A loja contará com serviços de saúde, como vacinação e exames laboratoriais, área de nutrição e suplementação esportiva. Além disso, terá espaços de autocuidado e beleza, incluindo serviço de cabeleireiro em parceria com a Wella. A iluminação e a disposição das categoria seguiram um planejamento específico para a loja e ela conta com áreas para diferentes perfis de público, incluindo um espaço para crianças.
“A nova unidade reúne tudo o que acreditamos ser o futuro das nossas lojas: espaços de autocuidado e beleza”, define Borghi.
A nova loja da Drogaria Pacheco deve servir de inspiração para outras unidades do Grupo DPSP. “O Méier será nossa loja mais moderna e inovadora até aqui, refletindo a forma como queremos operar no futuro. A partir dela, os aprendizados e o conceito irão inspirar a expansão do Grupo, que prevê a abertura de 300 a 400 lojas nos próximos dois a três anos.”
Serviços como diferencial
Várias empresas que atuam no varejo têm apostado na oferta de serviços como diferencial de mercado e opção para gerar mais receita ao negócio. Gigantes da moda, como Renner e Riachuelo, têm boa parte do resultado atrelada ao desempenho dos serviços financeiros.
Outro exemplo é o da lavanderia da marca Omo, da Unilever, que já é uma das franquias que mais crescem no Brasil e integra a oferta de produtos e serviços.
Nas farmácias não tem sido diferente. “As farmácias estão se tornando núcleos de serviços de saúde, beleza e bem estar, fortemente apoiados pelo digital”, analisa o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho.
Para ele, a tendência deve fazer com que as redes cresçam mais rapidamente e isso pode afetar as farmácias independentes, que encontram mais dificuldades para competir. “O processo de consolidação neste setor parece irreversível”, diz.
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