A Adidas lançou os uniformes principais para a Copa do Mundo da Fifa de 2026 e outras competições oficiais de 22 federações parceiras, combinando identidades visuais e tradições históricas de cada nação.
Os países que receberam os novos uniformes são: Argélia, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, México, Irlanda do Norte, Peru, Catar, Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e País de Gales. Os designs representam um estilo de jogo livre e novas perspectivas sobre o futebol, buscando unir gerações de torcedores.
“O uniforme nacional é o símbolo da união e do orgulho de um país. À medida que as seleções entram em campo na maior Copa do Mundo da história, elas carregam as esperanças de uma nova geração de torcedores, enquanto representam as que vieram antes. Uma Copa do Mundo é sobre criar momentos que transcendem o estádio — por isso, projetamos os uniformes como uma homenagem às raízes de cada nação, mas também para celebrar uma era em que cada torcedor, em qualquer lugar, faz parte da história”, afirma Sam Handy, diretor-geral de Futebol da Adidas.
Os uniformes de cada seleção possuem cores e padrões que celebram aspectos-chave de sua identidade nacional, com foco no desempenho. Foram projetados para apoiar jogadores de alto nível em momentos de alta pressão e enfrentar as diferentes condições da primeira Copa do Mundo com três países-sede: Canadá, Estados Unidos e México.
Para suportar temperaturas mais quentes, os uniformes utilizam tecidos de elasticidade mecânica 3D com mapeamento corporal e materiais Climacool+ da Adidas, que absorvem o suor rapidamente e mantêm os atletas secos por mais tempo. As três listras perfuradas oferecem máxima respirabilidade, enquanto áreas de malha garantem ventilação ideal mesmo em climas exigentes.
A coleção também apresenta o novo logotipo da Adidas com efeito lenticular termoimpresso, que cria uma aparência dinâmica.
Imagem: Divulgação