Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Metade dos brasileiros pretende usar IA para buscar ofertas de fim de ano

Pesquisa aponta que 72% dos consumidores fazem compras online pelo menos uma vez por mês

  • de Redação
  • 9 meses atrás

Cinco em cada dez consumidores pretendem usar Inteligência Artificial (IA) para buscar as melhores ofertas durante a Black Friday e o Natal, de acordo com dados da pesquisa “Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online”, realizada pela Zendesk em parceria com a empresa de análise de dados YouGov.

A pesquisa revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da IA em suas compras de fim de ano. O levantamento aponta que 72% dos consumidores brasileiros já fazem compras online pelo menos uma vez por mês, e três em cada dez afirmam que devem usar ferramentas de IA durante essa temporada de compras.

“Com o crescimento do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, como chatbots e assistentes digitais, o e-Commerce deve se consolidar como o principal meio de compra durante essa alta temporada, por oferecer conveniência e soluções rápidas”, afirma Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.

No entanto, o atendimento feito por pessoas ainda é valorizado, com 30% dos consumidores brasileiros preferindo o suporte humano, por receio do mau uso de seus dados. Em comparação com o ano passado, 46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais.

Para Cohen, quando o assunto é IA, ainda existe um caminho a ser percorrido. “Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la”, finaliza.

Faturamento no comércio eletrônico

A Black Friday de 2024, marcada para 29 de novembro, deve alcançar um faturamento de R$ 7,93 bilhões no comércio eletrônico, representando um aumento de 10,18% em relação aos R$ 7,2 bilhões registrados no ano anterior. A projeção é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que inclui o período da semana da Black Friday até a Cyber Monday, em 2 de dezembro.

O ticket médio das compras está previsto para atingir R$ 738, com uma estimativa de 10,7 milhões de pedidos durante o evento. Em 2023, o ticket médio foi de R$ 705, com um total de 10,2 milhões de pedidos. Somando-se as compras da semana do evento, o setor de e-commerce deve alcançar R$ 11,63 bilhões, valor quase três vezes superior ao de uma semana tradicional de vendas online.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: Black FridayBrasilcomérciocomportamentocrescimentoe-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiaIAinovaçãomercadomercado&consumoNatalnegóciosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile