O grupo mexicano Alsea, responsável pela operação do Burger King na Argentina, colocou a rede de fast-food à venda e iniciou a busca por potenciais compradores. A decisão faz parte de um movimento de reestruturação regional da companhia, que também avalia ajustes em outros mercados da América Latina, como Chile e México.
O Burger King desembarcou na Argentina em 1989 e hoje conta com 118 unidades distribuídas em 11 cidades. A marca ocupa a segunda posição no mercado argentino, atrás apenas do McDonald’s e à frente da rede local Mostaza.
Segundo informações do jornal argentino La Nación, embora os motivos específicos para a saída ainda não tenham sido revelados, algumas hipóteses foram levantadas por analistas ouvidos pela reportagem, entre elas as crônicas instabilidades monetárias e pressão inflacionária, que dificultam o planejamento de longo prazo para empresas com grandes operações físicas e custos em moeda local.
A venda também pode fazer parte de um reposicionamento estratégico da Alsea, que opera várias marcas em diferentes países da América Latina, focando em mercados mais favoráveis ou marcas com melhor desempenho.
Apesar da decisão em relação ao Burger King, a Alsea informou que seguirá operando na Argentina com a rede Starbucks. Em nota enviada ao La Nación, a companhia declarou que “não emite comentários sobre rumores ou especulações de mercado”.
No Brasil, o Burger King é operado por outro grupo, o Zamp, que também controla a marca Popeyes.
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