Automação reduz rupturas em até 90% nas gôndolas dos supermercados

Tecnologia leva mais eficiência e rentabilidade ao varejo alimentar

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Para vender bem, é preciso ter estoque, disposição correta dos produtos na prateleira e etiquetas com as informações certas para atrair o consumidor. São detalhes que, na balança final do negócio, fazem toda diferença. Por isso, ao incluir a automação em supermercados e redes do varejo alimentar os processos ganham mais eficiência e agilidade.

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Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), desde o começo da pandemia até 2022, as perdas no varejo cresceram 23%. Nos supermercados, as perdas tiveram um aumento de 52,54%.

A GIC Brasil, empresa de tecnologia focada em automação para prevenção de perdas no varejo alimentar, criou o RUB, uma solução que visa melhorar a experiência de compra do consumidor, simplificar processos e transformar negócios. A ferramenta dá visibilidade às operações do negócio como, por exemplo, de rupturas, abastecimento, aumento das vendas, melhoria na exposição dos produtos e, principalmente, disponibiliza indicadores mais precisos.

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Atualmente, cerca de 1.300 lojas e mais de 20 mil usuários utilizam o RUB em suas operações em supermercados e atacados no Brasil e na América Latina, segundo a GIC. O Sul do País é uma das regiões que mais utiliza as soluções da companhia.

“Num cenário desafiador como o do varejo brasileiro, a busca pela eficiência operacional é fundamental para garantir o resultado esperado da operação independente de seu tamanho”, comenta Ivan Fernandes, CEO e fundador da GIC Brasil.

Segundo dados da empresa, o uso da tecnologia pode reduzir a ruptura de produtos na gôndola em até 90% e as divergências de etiquetas em até 85%, garantindo um aumento na produtividade em torno de 87%. Já na margem de vendas do negócio, é possível obter um incremento de até 2%.

Quanto mais as equipes se familiarizam com o RUB melhor é o nível de exposição dos produtos e a experiência dos clientes. A implantação da ferramenta na operação propicia maior integração entre as áreas e auxilia o desenvolvimento de todos os colaboradores que utilizam a ferramenta, o que contribui para a capacitação e qualificação das equipes, além de ampliar a eficiência nas lojas.

“Nossa solução é baseada em processos, pessoas e tecnologia, visando maior visibilidade de toda a cadeia, desde a chegada do produto no estoque até a venda ao consumidor. Sem esses três pilares o processo fica incompleto”, conclui Fernandes.

Imagem: Shutterstock

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