Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Serviços de alimentação têm mais de mil empresas abertas por dia útil no 1° semestre

O baixo investimento necessário para empreender na criação de empreendimentos desta categoria é um dos motivos apontados para o resultado

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Serviços de alimentação têm mais de mil empresas abertas por dia útil no primeiro semestre

A categoria de serviços de alimentação, que engloba bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi a que mais registrou novos negócios nos primeiros seis meses de 2022, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total.

O baixo investimento necessário para empreender na criação de empreendimentos desta categoria é um dos motivos apontados para o resultado. “Enquanto o comércio e a indústria pedem a alocação de recursos significativos em um local, maquinário ou estoque, por exemplo, Serviços pede investimentos menores o retorno pode ser mais rápido, principalmente no segmento de alimentação. Muitas vezes, estas pessoas já realizavam a atividade informalmente e, agora, regularizaram a documentação para conquistar mais clientes na retomada das atividades pós-pandemia”, comenta o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

O levantamento traz, ainda, as demais categorias que mais tiveram registros no período, como reparação e manutenção de prédios e instalações elétricas, serviços de higiene e embelezamento pessoal e comércio de confecções em geral. No total, entre janeiro e junho, 2.065.591 de negócios foram abertos no País.

Na análise por segmentos, serviços se destaca, representando 69,5% das novas empresas (1,4 milhão) e crescimento de 3,6% com relação ao período de janeiro a junho de 2021 – o único a apresentar alta.

Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do comércio (22,4%) e indústria (7,0%).  ainda assim, o total de novas empresas apresentou queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, puxada principalmente pela indústria (-9,0% na análise entre janeiro e junho de 2021 e 2022) e comércio, que teve variação de -8,3%.

Ainda que os microempreendedores individuais sigam sendo a natureza jurídica mais escolhida por aqueles que desejam empreender, as sociedades limitadas registraram a maior participação no total de empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2022. Elas representam 16,9% do montante final, maior número desde 2012, quando a representatividade foi de 17,6%.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobaresBrasilclienteClientesCNCconsumidorconsumidorescrescimentoEconomiafood truckfoodserviceinvestimentolanchoneteslojalojasmicroempreendedornegóciosprodutosrestaurantesserviços de alimentaçãoserviços de higiene e embelezamento pessoal e comércio de confecções em geralvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile