Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Hub de economia circular atrai participação de Nespresso e Electrolux

Projeto já firmou parceria com 16 empresas para implantar soluções em todo o Brasil

  • de Redação
  • 4 anos atrás
economia circular

Em uma sociedade em que consumidores pautam o que querem consumir de acordo com as práticas das empresas, as ações de economia circular e ESG se tornaram indispensáveis. De olho nessas tendências, grandes companhias como Electrolux, Nespresso e Gerdau se juntaram numa grande iniciativa.

O Hub de Economia Circular (Hub-EC) firmou parceria com 16 empresas de segmentos e tamanhos diferentes para auxiliar na implementação de projetos circulares no Brasil. Como resultado, surgiu a Exchange 4 Change Brasil (E4CB), organização que orientará a transição para esse novo momento econômico de economia circular.

A ideia é pioneira na América Latina e visa reunir os responsáveis pela área de desenvolvimento e sustentabilidade de cada empresa com o objetivo de reavaliar compromissos, remodelar processos produtivos e integrar os princípios da circularidade nas tomadas de decisões.

“Na Europa, a economia circular já virou base essencial ao desenvolvimento de negócios, com políticas públicas e incentivos financeiros dedicados ao tema, além do estímulo ao engajamento público-privado”, comentou Beatriz Luz, fundadora do E4CB e diretora do Hub-EC.

Recentemente o hub foi listado no Roadmap Brasil de Economia Circular. O Roadmap Brasil é um documento elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a ONU e visa promover e desenvolver modelos de processos circulares.

Grupos de trabalho

As 16 empresas participantes são: Electrolux; Gerdau; Nespresso; Covestro; Tomra; Plastiweber; RCR Ambiental; Wise; Sinctronics/Fit/Flex (grupo de empresas); Equipa Group; Cempre; Rhein Advogados; Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); Casa da Moeda do Brasil; SENAI CETIQT; e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Elas se encontram dividias em quatro grupos para desenvolverem soluções para os seguintes tópicos: design circular; resina reciclada; logística reversa de linha branca; e novas cadeias de fornecimento de plástico filme.

Os quatro grupos de trabalho foram decididos e divididos de acordo com os interesses em comum das empresas. Assim, foram formados ambientes para troca de ideias e experiências visando uma solução comum para tal problema.

“A transição para a economia circular só é possível se houver ganho de escala nas cadeias produtivas, a partir do contato entre empresas para que entendam como podem ajudar umas às outras, desenvolver novas matérias-primas, traçar estratégias de logística, entre outros processos”, complementa Beatriz.

No caso do plástico filme, por exemplo, o projeto passa pelo aumento da coleta do material, que muitas pessoas não sabem que é reciclável, e potencializar o reaproveitamento dele. Já no grupo de linha branca, está sendo estudado o uso de logística reversa para esses produtos.

“O Hub-EC foi criado para fazer essa mediação e articular conexões inusitadas. Para que uma empresa adote o mindset circular, ela precisa trazer todos os seus departamentos para a mesa de discussão e integrar a sua cadeia com outras cadeias produtivas”, finaliza Beatriz.

Imagem: Envato

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: ações sustentáveisBrasilclientecomportamentoconsumodigitalEconomiaeconomia circulareconomicamente sustentávelempresasESGestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãolojasmarcasmercado&consumonegóciosserviçosVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile