Boticário aposta em gamificação para capacitar equipes

Em formato de game, a plataforma impacta mais de 3.400 colaboradores e parceiros

O Grupo Boticário tem apostado na gamificação para capacitar os colaboradores das equipes de Operações. Desde 2020, a companhia utiliza a plataforma Connect, desenvolvida pela Benkyou, que utiliza territórios virtuais, em que os colaboradores percorrem trilhas de aprendizagem que combinam conteúdo teórico, aplicação prática e recompensas.

Em formato de game, a plataforma impacta mais de 3.400 colaboradores e parceiros, com 19 horas de conteúdo por temporada. Na edição de 2024, o jogador pode explorar o ambiente de uma ilha deserta abandonada, primitiva, com o objetivo de encontrar ferramentas que auxiliem no conserto do barco para sair da ilha.

A ferramenta foi implementada para atender à demanda do Grupo Boticário por treinamentos mais dinâmicos e acessíveis de qualquer lugar, facilitando a adesão das equipes. Através de trilhas de aprendizagem com conteúdo teórico essencial, aplicação prática e recompensas, a Connect garante o engajamento de colaboradores de todos os perfis digitais.

[the_ad_group id="11688"]

Ao longo do jogo, os funcionários ganham boticoins, que podem ser trocados por prêmios. E, ao final de cada trilha, recebem seu certificado de conclusão, reconhecendo e recompensando seus esforços.

Desde o seu lançamento, a plataforma registrou um aumento significativo no número de jogadores, que passou de 1.040, em 2020, para 3.402 em 2023, com uma adesão de 90%. “Este índice comprova que os colaboradores estão absorvendo o conteúdo de forma eficaz e se beneficiando da experiência de aprendizado imersiva e personalizada oferecida pelo Connect”, destaca Patrícia B Bordignon Rodrigues, CEO da Benkyou.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile