Consumidores estão mais dispostos a presentear no Dia dos Pais

Segundo pesquisa da Boa Vista, 62% pretendem comprar um presente na data

Consumidores estão mais dispostos a presentear no Dia dos Pais

São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.

Os consumidores estão mais dispostos a presentar neste Dia dos Pais em comparação a 2020, o que indica uma retomada do varejo com a data. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 62% pretendem comprar algum presente na data, contra 47% no ano passado.

Mesmo com a alta na intenção de consumo, 69% pretendem gastar a mesma quantia ou menos neste ano. O valor médio do presente neste ano deve ficar em R$ 137, contra de R$ 173 em 2020. Entre os motivos para essa redução, 53% dizem que o motivo é a falta e trabalho. A alta nos preços foi a justificativa mencionada por 32%.

“A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus ainda reflete no consumo das famílias. A intenção de gastar menos neste Dia dos Pais provavelmente se dá por haver um índice alto de desemprego, com redução dos rendimentos e uma incerteza ainda muito grande, além da alta dos preços”, diz Flávio Calife, economista da Boa Vista.

[the_ad_group id="11688"]

Escolha do presente

Entre os tipos de presente mais procurados estão itens de vestuário e calçados, com 39%, seguidos por acessórios (23%) e perfumaria e cosméticos (14%).

Para 30% dos consumidores, o fator preço continua sendo o mais determinante para a escolha do presente. A necessidade é a segunda variável mais mencionada, considerada por 20%. O atendimento oferecido pelas empresas vem ganhando força na influência na decisão de compra, com 19%.

Com o avanço da vacinação no País, o número de consumidores que pretendem fazer as compras  presencialmente passou de 49%, em 2020, para 63% neste ano. Entre eles, 19% afirmam que irão às lojas de rua, 30% aos shoppings centers, 8% a magazines  e 6% a supermercados.

A pesquisa foi feita com cerca de mil consumidores por meio de entrevistas online entre os dias 8 e 30 de junho.. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Sair da versão mobile