Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

“A fraude é cada vez mais sofisticada”, revela CEO do T. Group

  • de Redação
  • 5 anos atrás
pedro chiamulera ceo t group

Nesta manhã (5 de agosto) a Mercado&Consumo reuniu Pedro Chiamulera, CEO do T. Group e fundador da ClearSale e Marcio Kumruian, CEO da Netshoes, para compartilharem suas experiências no ambiente digital. No bate-papo mediado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa, Chiamulera afirmou que proteção de transações online não dispensa o fator humano. Segndo ele, há nuances de “criatividade” na fraude que as pessoas antecipam melhor que a máquina. “A melhor performance é uma combinação de sistemas e a combinação de inteligência artificial com a humana é imprescindível”, disse.

Pedro falou também sobre a sobre a importância no cuidado com produtos de alto valor de revenda, pois estes recebem maior número de ataques. “Essa prática chama a atenção do fraudador” revelou. O executivo que recentemente anunciou a criação da holding T.Group, integrada por pelas empresas Clearsale, Compre & Confie, Send4 e Lomadee, disse durante a conversa que o trabalho do grupo sempre foi baseado na neutralidade, que colabora não só com os grandes players, mas que opera com o propósito de ajudar o mercado. E nesta linha o executivo citou o modelo de troca e devolução, que ainda gera muita desconfiança (devolver a compra e depois receber o produto trocado). Segundo ele, a empresa não acredita no cliente ao exigir esta dinâmica e o fato é que 3% da fraude é maliciosa, o restante é penalizado pela minoria. “Mudar para um sistema de confiança (trocar e depois devolver) poderia retirar a fricção do e-commerce”, disse.

Questionado sobre o PIX, uma nova maneira de fazer transferências e pagamentos, anunciado pelo Banco Central, o executivo foi enfático ao dizer que o novo sistema vai ser importante para diminuir o custo transacional, além de trazer mais agilidade para o mercado. Pedro contou que o PIX democratiza mais os pagamentos, diminui custo, mas que será preciso estar atendo ao desafio das fraudes, uma vez que essa p´ratica (da fraude) é cada vez mais sofisticada. A Clearsale está envolvida no processo em ajudar o governo a trazer mais segurança para este sistema, mas segundo Pedro, não é possível dar mais detalhes no momento. “O Brasil é um dos países mais sofisticados no sistema tecnológico financeiro. O PIX vai transformar ainda mais o país e será um marco importante para o e-commerce e o varejo”, afirmou.

Do decorrer do webinar, Pedro compartilhou algumas dicas para não cair em uma fraude:

  • Muito cuidado com os phishing (prática criminosa muito danosa do mundo virtual, que provoca prejuízos financeiros, danos em equipamentos e danos morais);
  • Digite o endereço do site no browser ou faça o download do aplicativo;
  • Compre nos grandes, e se for comprar no pequeno compre, melhor por um marketplace;
  • Pague com cartão de crédito (o meio mais seguro para comprar na internet). Se for boleto, depois que paga você não consegue mais ter o dinheiro de volta;
  • Ter muito cuidado com promoções muito baratas, porque, segundo ele “não existe almoço grátis”.

* Imagem reprodução

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: comportamentocomprasconsumidorconsumidorescrescimentoDeliverydigitale-commerceexperiêncianegóciosprodutosserviçostecnologiavarejistavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile