Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Sete lições sobre varejo digital com os líderes da Netshoes e T.Group

  • de Redação
  • 5 anos atrás
segurança fraude

O mercado de lojas virtuais tem crescido cada vez mais e com isso novas oportunidades para o varejo tem ampliado o setor. Com o mercado digital, as empresas ficam mais globalizadas, possibilitando um comércio sem barreiras, porém é preciso cudado com as fraudes neste ambiente. Nesta manhã (5 de agosto), o Mercado&Consumo em Alerta recebeu Márcio Kumruian, CEO da Netshoes; Pedro Chiamulera, CEO do T. Group e fundador da ClearSale em mais uma edição do seu webinar gratuito.

No bate papo, mediado por Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa, os dois executivos abordaram temas como segurança de dados, perfomance das lojas online, relacionamento com o cliente, vantagens do marketplace, pagamentos digitais e demais itens que envolvem o universo do e-commerce. A seguir você tem uma lista com sete pontos destacados e que podem ser incorporados em sua empresa.

1 – Proteção de transações não dispensa o fator humano. Há nuances de “criatividade” na fraude que as pessoas antecipam melhor que a máquina. A melhor performance é uma combinação de sistemas de data science – 60 no caso da Clearsale e 100 analistas e um sistema sofisticado de layers humanos. A combinação de inteligência artificial com a humana é imprescindível;

2 – Com a entrada do pequeno e médio empresário nos marketplaces teremos um grande desenvolvimento desta plataforma no país. É uma venda com menos fricção e que permite ao empresário colocar atenção no seu canal. Este movimento irá apoiar também na formalização do país;

3 – Perda em fraude deve incluir incidência. Um exemplo. Segundo a Clearsale a perda em valor no primeiro semestre girou em torno de 0,20% do valor da transação, os ataques 4% e em celulares 10%. É importante ter cuidado com produtos de alto valor de revenda, que recebem maior número de ataques. Porém para o varejo restringir não é um bom negócio, é necessário ter aprovação e no caso da Clearsale este patamar é de 97% automaticamente;

4 – Um novo player em e-commerce deve analisar a entrada em um marketplace para não precisar investir dinheiro, recursos humanos e energia em todo o ecossistema enquanto precisa dar atenção ao seu negócio. Além de ser um ambiente protegido de fraude, antecipação de valor e soluções amplas em várias modalidades;

5 – O modelo de troca e devolução é de muita desconfiança (devolver a compra e depois receber o produto trocado). A empresa não acredita no cliente ao exigir esta dinâmica e o fato é que 3% da fraude é maliciosa, o restante é penalizado pela minoria. Mudar para um sistema de confiança (trocar e depois devolver) poderia retirar a fricção do e-commerce;

6 – No varejo digital, tudo gravita em torno do cliente. O varejo físico é uma questão de real state e o digital a questão é o cliente. No e-commerce tudo começa com dados para melhorar mix, margem e atendimento. As informações de navegação e de consumo aprimorar a eficiência da cadeia.

7 – O sucesso da transferência de dinheiro no e-commerce é de 1%, e via boleto é de 20%. A transformação dos pagamentos digitais que irá acontecer agora por meio dos pagamentos instantâneos no Brasil potencializado pelo PIX, irá trazer agilidade, estimular a economia, diminuir custos, pulverizar iniciativas e reduzir a intervenção financeira no processo. Será um marco no varejo e no e-commerce.

* Imagem reprodução

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: clientecomportamentocomprasconsumidordigitale-commerceecommerceempresasestratégiaexperiênciamercadonegóciosomnichannelonlinepandemiaprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile