Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Especializada em foodservice, Ebtlog aposta em soluções para driblar aumento de custos

Empresa investe para melhorar a armazenagem, diminuir o número de embarques e coletas e minimizar o impacto da inflação

  • de Larissa Féria
  • 3 anos atrás

Os últimos dois anos foram os mais desafiadores para o setor de foodservice. Com o fechamento de bares e restaurantes para conter o avanço da covid-19, esses estabelecimentos viram seu faturamento despencar e tiveram que apostar no delivery para sobreviver em boa parte do tempo. O fechamento das lojas, no entanto, afetou também toda a operação de backstage, entre elas, a de logística.

Especializada em foodservice, a Ebtlog tem apostado em inovações e soluções para reduzir o aumento de custos, causados principalmente pela inflação, e voltar a crescer nos patamares pré-pandemia.

“A gente vinha de uma média de 20% a 25% por ano de crescimento. Em 2020, caímos 25%, mais ou menos, e mantivemos a queda em 2021. Nesse primeiro quadrimestre de 2022, voltamos aos patamares de 2019, mas os sucessivos aumentos de custos, principalmente o do combustível, têm atrapalhado bastante”, afirma Rodrigo Moreira, sócio da empresa.

Para tentar não repassar esses aumentos para os clientes e voltar ao ritmo de crescimento de 2019, a empresa tem investido em tecnologia e soluções para melhorar a armazenagem, diminuir o número de embarques e coletas e minimizar o impacto do aumento de custos. Com isso, a empresa projeta crescer em torno de 15% a 20% neste ano.

Transformação de negócios

Criada em 1987 como uma empresa familiar para fazer mudanças residenciais, a Ebtlog aproveitou uma oportunidade que surgiu “por acaso” e acabou se especializando no setor de foodservice, que hoje representa 85% do faturamento. Entre as redes atendidas pela empresa hoje estão McDonald’s, Bob’s e KFC, do grupo Brazil Fast Food Corporation, Frango Assado, do IMC, Starbucks, Ragazzo, Kopenhagen, entre outras.

“Quatro anos após a fundação da Ebtlog, fizemos uma mudança de um executivo do McDonald’s, que gostou muito do nosso trabalho e nos convidou para fazer um teste de transporte de equipamentos mobiliários da rede. Também deu muito certo. Começamos a criar raízes no McDonald’s e enxergamos uma oportunidade”, conta Moreira.

O ponto de partida para a transformação de negócios foi enxergar os gargalos e as necessidade do setor, após acompanhar a construção de um restaurante desde a fundação até a entrega da operação. “Essa foi a chave para a gente se especializar porque criamos um modelo de entregas de equipamento mobiliário, que era complicado. Antes, a cozinha chegava depois do ar-condicionado. O mobiliário chegava antes da máquina de sorvete, que acabava virando andaime. A obra ficava confusa e o instalador tinha problema”, afirma.

A Ebtlog construiu um planejamento, que foi replicado para isso para outras marcas, e passou a desenvolver outras soluções, como a armazenagem de equipamentos e o gerenciamento do processo logístico em uma inauguração. “A gente se tornou um facilitador. O operador me passa o enxolval da inauguração dele, o que eu preciso entregar e a data. A partir daí, ele só vai se preocupar com o que realmente precisa”, explica.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Entrevistas, Foodservice, Notícias
  • Tags: Bob'sBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusCOVID-19crescimentoEbtlogEconomiaempresasfoodserviceIMCKFCKopenhagenLogísticamcdonaldsmercadonegóciospandemiaRagazzostarbuckstecnologiatransporte

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile