Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Nove em cada dez PMEs contratam tecnologias de serviços para o B2B

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Nove em cada dez PMEs contratam tecnologias de serviços para B2B

O mercado Business to Business (B2B) de serviços para empresas vem crescendo de forma acelerada. E as pequenas e médias empresas (PMEs) são as principais responsáveis por essa tendência, representando cerca de 90%. PMEs com até 49 funcionários contratam softwares, plataformas de serviços ou tecnologia, sendo os microempreendedores individuais (MEIs) os maiores contratantes (73%), seguidos pelas empresas de pequeno porte (EPPs) com 23%.

“Analisando a pesquisa e o momento do mercado, é nítido que as pequenas e médias empresas no Brasil buscam, cada vez mais, contratar soluções de tecnologia para facilitar o dia a dia e ganhar eficiência operacional”, explica Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas no Google Brasil.

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil, e aponta que cada empresa contrata de 3 a 4 soluções para diferentes áreas do negócio.

“O mercado de serviços para empresas no Brasil está em franca expansão, impulsionado principalmente pelas pequenas e médias empresas, que têm o desafio de construir negócios de sucesso”, ressalta Fernanda.

Comércio lidera adoção de tecnologia

No segmento de empresas com até 50 funcionários, o comércio lidera em contratação de soluções de tecnologia, com 79% das PMEs e 76% dos MEIs buscando ferramentas para otimizar seus negócios.

Nas empresas com mais de 250 funcionários, a indústria assume a liderança, com 44% das empresas entre 250 e 999 funcionários, enquanto seis entre dez das empresas com mais de 1.000 funcionários contratam soluções tecnológicas.

“Ao investir em tecnologia, as PMEs otimizam seus processos, aumentam a produtividade e se tornam mais competitivas, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento do setor de serviços como um todo”, completa a executiva.

Em termos de volume de contratação, as soluções para gestão de recursos se destacam, estando presentes em cerca de 9 de cada 10 empresas (87%). Na sequência, compras (55%), logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios (24%).

As plataformas para e-commerce ganharam destaque, com 62% das empresas contratando esse tipo de solução pela primeira vez, a maioria delas (70%) nos últimos seis meses. Já as soluções de benefícios e educação são as que mais variam em volume de contratação entre portes de empresas, sendo priorizadas pelas empresas de grande porte.

Apenas 20% das MEIs contratam plataformas de benefícios, contra os 80% das companhias com mais de 1 mil funcionários. Em softwares de educação, os números variam de 19% (MEI) para 63% (mais de 1 mil funcionários).

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: b2bBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoinovaçãoinvestimentomercadomercado&consumonegóciosPMEstecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile