Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Brasil é o 2º entre países mais afetados por mudança de consumo em bares e restaurantes

Devido à crise econômica mundial, o consumidor distribuiu ainda mais a sua renda para absorver o custo de outros itens básicos

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Bares e restaurantes têm até sexta-feira para aderir ao Perse

A mudança comportamental e de consumo das pessoas devido ao forte aumento dos preços dos alimentos já preocupa os bares e restaurantes. Segundo uma pesquisa global feita pela Ticket em 19 países onde atua, 65% dos estabelecimentos no Brasil disseram que tiveram impacto em seus negócios em 2022. É o segundo maior índice, atrás apenas do Chile, com 74%.

“Esse cenário é resultado do impacto no poder de compra do trabalhador, que, devido à crise econômica mundial, teve que distribuir ainda mais a sua renda de consumo de comida para absorver também o custo de outros itens básicos, como educação e saúde”, afirma Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.

Entre os entrevistados, 83% dos funcionários franceses, 81% dos romenos, 71% dos italianos e 50% dos brasileiros disseram que perderiam poder de compra se não recebessem benefícios de refeição e alimentação, enquanto 63% dos belgas acreditam que teriam piores hábitos alimentares sem eles.

“Os benefícios impactam positivamente não apenas na qualidade da alimentação dos colaboradores, mas também no faturamento dos restaurantes, o que é ainda mais importante em tempos de crise”, destaca o executivo.

Cresce a demanda por alimentos saudáveis

A pandemia de covid-19 também influenciou na qualidade da alimentação dos trabalhadores: 73% disseram estar muito mais atentos à sua saúde e aos seus hábitos alimentares, e 79% gostariam de ter acesso a opções mais saudáveis nos cardápios dos restaurantes.

Para a maioria, isso significa produtos frescos (67%) e a indicação sobre os componentes nutricionais (36%). As maiores expectativas ​​foram reveladas por trabalhadores de Portugal, Hungria, Espanha, Turquia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai (mais de 85%).

Entre os restaurantes, 61% concordam que os clientes buscam opções saudáveis, tendo o Brasil como destaque, com 70%.

“Pesquisas como essa são importantes para nortear o mercado para o atendimento das novas demandas, bastante modificadas após os impactos da pandemia. Os consumidores têm novas necessidades e os restaurantes precisam estar atentos e preparados para atendê-las”, diz Gomes.

Outro tema em pauta entre os consumidores é o combate ao desperdício. A pesquisa mostra que 81% se declararam interessados em saber quais restaurantes estão engajados nesta causa, sendo o percentual ainda maior nos países da América Latina (87%).

Já 75% dos proprietários de restaurantes introduziram medidas para limitar o desperdício alimentar, sendo a gestão de estoque a mais comentada, por 43% dos participantes.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcolaboradorescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusDeliverydesperdícioe-commerceecommerceEconomiaempresasestratégiafoodservicefrancesesindústriainovaçãoinvestimentomercadosaudávelvendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile