Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Alimentação plant-based: transformando o consumo das pessoas

  • de Cristina Souza
  • 6 anos atrás

Há 20 anos você poderia imaginar a pressão que vivemos hoje no mercado de foodservice em relação a alternativas para a alimentação baseada em plantas? Muitos de nós responderão que não. Especialmente considerando que culturalmente em nosso país o culto às carnes (de todas origens) funcionava como um diferencial no momento da alimentação e foi sedimentado dessa forma por anos.

Mas… novas e questionadoras gerações, a ampliação da compreensão sobre os impactos ambientais e na saúde causados por excessos no consumo de proteína animal, compromisso em reduzir maus-tratos aos animais, preocupação com a sustentabilidade, atuação de artistas e outras pessoas públicas protagonizando e estimulando a redução do consumo de carne, criaram um ambiente bastante propício para o consumidor desejar algo novo.

De maneira complementar a esse cenário os chefes de cozinha protagonizam um forte movimento de tornar os legumes, verduras, grãos e tubérculos em verdadeiras iguarias, primeiro numa escala sofisticada e depois em cozinhas menos formais e até food trucks. Assim, um pequeno buzz gerou um grande levante que passou a influenciar a indústria e as grandes redes.

Primeiro vieram linhas reduzidas em ingredientes considerados menos saudáveis, depois linhas vegetarianas e no dia 2 de abril de 2019 a Nestlé anunciou o início da comercialização de um hambúrguer 100% vegetal, inicialmente para o mercado Europeu e na sequência também nos Estados Unidos. Na mesma semana, no dia 04 de abril, o Burger King que já tinha uma versão vegetariana em seu cardápio, anunciou o lançamento de um novo sanduíche preparado com ingredientes totalmente veganos: pão, hambúrguer e molhos. Ou seja, não há mais talvez, é uma realidade que atinge as grandes cadeias.

Um estudo da Nielsen indica que nos EUA de 2016 para 2019 os produtos “cárneos” produzidos à base de plantas cresceram 42% – representando 888 milhões de dólares de faturamento/ano, enquanto os produtos cárneos de origem animal tiveram um crescimento de apenas 1% – representando 85 bilhões de dólares de faturamento/ano. Ou seja, existe uma grande elasticidade para o crescimento dos produtos de origem vegetal.

Ainda é muito cedo para referenciar uma crise no setor de proteína animal, mas grande parte dos consumidores dos produtos de origem vegetal são os carnívoros assumidos que estão se permitindo experimentar e passam a ser classificados como flexotarianos porque eles não se definem exatamente num tipo de consumo. Navegam entre o vegano, vegetariano e carnívoro.

Esse cenário todo reforça mais uma das tendências que serão amplamente debatidas na NRA Show 2019 em Chicago. Uma feira dedicada ao setor de foodservice e hospitalidade, com mais de 2.300 expositores, apresentação de chefs, equipamentos, palestras e pelo menos 300 novos produtos lançados. É mergulhar para aprender. Não há espaço para miopia na velocidade de transformação que vivemos no foodservice brasileiro.

NOTA: Participe da Delegação NRA Show 2019 – GS&Libbra Estratégia & Gestão de Foodservice com co-realização da GS&IMR Portugal e do Instituto Foodservice Brasil, entre 16 e 21 de maio de 2019.  Fale com nossa equipe de vendas: vendas@gsmd.com.br | tel.: (11) 3405-6696 | whatsapp: (11) 99777-2471.

* Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Foodservice
  • Tags: alimentaçãoanimalconsumidoresflexotarianosfoodservicemercadoprodutosproteínasustentabilidadevegano

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Bares e restaurantes de SP iniciam retomada econômica com desaceleração da inflação

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile