Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Indústria aposta em Inteligência Artificial generativa para transformar vendas

Relatório indica que IA generativa será relevante na estratégia comercial em 2025

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Indústria aposta em Inteligência Artificial generativa para transformar vendas

A Inteligência Artificial vem modificando a dinâmica de distribuição e de vendas na indústria do Brasil e do mundo nos últimos tempos, principalmente em negócios estratégicos com pequenos varejistas. Um estudo realizado pelo Gartner prevê que, em 2025, 35% dos diretores de vendas (CROs) irão estruturar equipes híbridas que contemplem funções com agentes inteligentes dentro de suas estratégias de go-to-market. Essa tendência reforça o papel da indústria na adoção de tecnologias que garantam maior eficiência e personalização no relacionamento com o varejo.

O levantamento do Gartner também aponta que 75% dos profissionais de vendas já utilizam insights baseados em dados para otimizar atividades e 84% afirmam que seus sistemas fornecem recomendações de melhores ações a serem tomadas com clientes e prospects. Agora, o próximo passo é expandir esse potencial com a Inteligência Artificial, permitindo que as equipes comerciais façam atendimentos totalmente personalizados e automatizados.

Dados da Yalo, empresa que oferece uma plataforma inteligente de vendas com agentes, revelam que as empresas estão mais abertas a soluções integradas, visando maior escalabilidade e produtividade. Nos últimos cinco anos, o portfólio de produtos das grandes indústrias cresceu, enquanto os times de vendas permaneceram do mesmo tamanho. Isso demonstra a necessidade da adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial e automação para manter a competitividade e manutenção do relacionamento com os varejistas.

“A capacitação baseada em casos de uso com IA é fundamental para mostrar como a tecnologia pode ser um multiplicador de força para as equipes de vendas. Ela permite que os vendedores se concentrem em atividades estratégicas, enquanto a Inteligência Artificial cuida das tarefas repetitivas”, explica Manuel Centeno, Co-Fundador e General Manager Brasil da Yalo.

O levantamento da Yalo também aponta que as empresas consideram fundamental manter os vendedores como parte essencial da estratégia comercial. Segundo Manuel Centeno, a integração da IA generativa deve ser feita de maneira a preservar a experiência do cliente, garantindo que a automação não comprometa o atendimento humanizado.

“A Inteligência Artificial deve ser vista como aliada e não como uma ameaça. Ignorar ou negligenciar essa realidade significa perder oportunidades de crescimento e eficiência. Quando bem aplicada, a tecnologia impulsiona a criatividade, gera autonomia para os vendedores e aumenta a produtividade da organização”, finaliza o General Manager da Yalo no Brasil.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: AIBrasilClientescomportamentocomprasconsumidoresconsumoestratégiaGartnerIAIA GenerativainovaçãoInteligência ArtificialInteligência Artificial GenerativamercadonegóciostecnologiaVarejistasvarejovendasYalo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile