Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Automação

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

As empresas visam coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto

  • de Redação
  • 1 ano atrás

O aprimoramento da experiência do cliente é um dos assuntos em alta atualmente. Seguindo essa tendência, o Assaí Atacadista adotou, na loja da Avenida Aricanduva, na capital paulista, um robô nomeado Robôve, com o qual os clientes têm a oportunidade de fazer compras enquanto interagem com o equipamento. A ação faz parte de uma parceria com a Above, marca de cuidados corporais do Grupo Baston, e acontece até o dia 9 de fevereiro.

A máquina está estilizada com a identidade visual da campanha conjunta das marcas, “Acelere sua Sorte com a Baston”. A tecnologia disponibiliza para os clientes informações sobre o portfólio completo de produtos da Above. A interação com o robô é feita por meio de perguntas e respostas. A novidade teve início nas unidades do Assaí Atacadista no Paraná e chegou a São Paulo com o intuito de expandir a divulgação da empresa.

“O que nos encanta é ver a ‘carinha’ dos consumidores quando estão em contato com o robô; a surpresa com a tecnologia e a interação com a marca como consequência”, declara o presidente do Grupo Baston, Gustavo Bacilla.

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

Com o uso de um mecanismo de aprendizado de máquina, o robô coleta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja, identificando clientes em potencial para a interação.

“O Assaí é um atacarejo que oferece muitas oportunidades para ações das empresas em nossos pontos de venda. A variedade de sortimento dos produtos e o número de pessoas que frequentam as lojas diariamente permite explorar formatos diferenciados de iniciativas de visibilidade das marcas e a ampliar o alcance delas junto aos consumidores”, explica Marcelo Alves, gerente Comercial do Assaí.

Uso da IA

A Inteligência Artificial (IA) usada na máquina oferece respostas baseadas nos pedidos feitos pelos usuários e gera resultados a partir de interações realizadas em sequência, com o objetivo de desenvolver um diálogo entre o atendente e o consumidor, incentivando-o a conhecer outras áreas e oportunidades da loja, assim alavancando as vendas na unidade.

A equipe de desenvolvedores usou como base uma lista de 30 perguntas e respostas, o que guiou a implementação do mecanismo de aprendizado do robô.

“Essa é uma forma de colocar a tecnologia como uma facilitadora do atendimento ao cliente, porém, de uma maneira criativa e não convencional”, conclui Alves.

Com essa iniciativa, as empresas buscam aumentar a visibilidade do projeto e coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AboveAssaí AtacadistaBrasilcomérciocomportamentoEconomiaempresasestratégiaexperiênciainovaçãoIntelgência Artificialinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosrobôserviçossupermercadotecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile