Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Automação

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

As empresas visam coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto

  • de Redação
  • 1 ano atrás

O aprimoramento da experiência do cliente é um dos assuntos em alta atualmente. Seguindo essa tendência, o Assaí Atacadista adotou, na loja da Avenida Aricanduva, na capital paulista, um robô nomeado Robôve, com o qual os clientes têm a oportunidade de fazer compras enquanto interagem com o equipamento. A ação faz parte de uma parceria com a Above, marca de cuidados corporais do Grupo Baston, e acontece até o dia 9 de fevereiro.

A máquina está estilizada com a identidade visual da campanha conjunta das marcas, “Acelere sua Sorte com a Baston”. A tecnologia disponibiliza para os clientes informações sobre o portfólio completo de produtos da Above. A interação com o robô é feita por meio de perguntas e respostas. A novidade teve início nas unidades do Assaí Atacadista no Paraná e chegou a São Paulo com o intuito de expandir a divulgação da empresa.

“O que nos encanta é ver a ‘carinha’ dos consumidores quando estão em contato com o robô; a surpresa com a tecnologia e a interação com a marca como consequência”, declara o presidente do Grupo Baston, Gustavo Bacilla.

Assaí Atacadista usa robô alimentado por IA em loja para aprimorar a experiência do cliente

Com o uso de um mecanismo de aprendizado de máquina, o robô coleta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja, identificando clientes em potencial para a interação.

“O Assaí é um atacarejo que oferece muitas oportunidades para ações das empresas em nossos pontos de venda. A variedade de sortimento dos produtos e o número de pessoas que frequentam as lojas diariamente permite explorar formatos diferenciados de iniciativas de visibilidade das marcas e a ampliar o alcance delas junto aos consumidores”, explica Marcelo Alves, gerente Comercial do Assaí.

Uso da IA

A Inteligência Artificial (IA) usada na máquina oferece respostas baseadas nos pedidos feitos pelos usuários e gera resultados a partir de interações realizadas em sequência, com o objetivo de desenvolver um diálogo entre o atendente e o consumidor, incentivando-o a conhecer outras áreas e oportunidades da loja, assim alavancando as vendas na unidade.

A equipe de desenvolvedores usou como base uma lista de 30 perguntas e respostas, o que guiou a implementação do mecanismo de aprendizado do robô.

“Essa é uma forma de colocar a tecnologia como uma facilitadora do atendimento ao cliente, porém, de uma maneira criativa e não convencional”, conclui Alves.

Com essa iniciativa, as empresas buscam aumentar a visibilidade do projeto e coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto.

Imagens: Shutterstock e Divulgação

  • Categories: Automação, Destaque do dia, Notícias, Tecnologia, Varejo
  • Tags: AboveAssaí AtacadistaBrasilcomérciocomportamentoEconomiaempresasestratégiaexperiênciainovaçãoIntelgência Artificialinvestimentolojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosrobôserviçossupermercadotecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile