Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Mercado do futuro: o que esperar do segmento nos próximos anos

Especialista revela tendências que estão prestes a fazer parte ou que já existem no setor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Mercado do futuro: o que esperar do segmento nos próximos anos

Nos últimos anos, com o surgimento da Covid-19, a tecnologia mostrou ser uma peça fundamental no desenvolvimento da sociedade e, no segmento de mercados, não poderia ser diferente. Um estudo realizado em agosto de 2022 pela plataforma Cortex revelou que o setor de varejo alimentar é um dos que mais investe em recursos tecnológicos com foco no crescimento do negócio. Entre 1,1 milhão de empresas analisadas pela pesquisa, 24,9% apresentam um alto nível digital; 65% ainda se encontra em um uso médio e 25% com uma baixa utilização de TI.

De acordo com Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, atualmente o supermercado do futuro já não é uma realidade distante. “Soluções digitais como CRM, inteligência artificial, big data e afins vieram para facilitar o cotidiano dos consumidores. A partir da implantação dessas tecnologias, é possível criar experiências práticas, seguras e personalizadas”, diz o executivo, que listou algumas tendências que estão prestes ou até mesmo já fazem parte de mercados inteligentes. Confira abaixo:

Mercados autônomos

Esqueça perder tempo com deslocamento ou estresses em filas de caixas. O modelo de minimercado honesto opera em pequenos espaços de complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade da intervenção de um vendedor. “Nesta proposta, inserimos o consumidor no papel de protagonista, que nem precisa sair do condomínio para ter acesso a itens essenciais do dia a dia”, explica Pena.

Realidade aumentada

Já se perguntou o preço de alguma fruta ou legume ao passar na seção de alimentos frescos no mercado? Se a resposta for sim, a realidade aumentada é uma das soluções para você. “Hoje existem painéis que utilizam a tecnologia de integrar elementos virtuais e reais a fim de ajudar o consumidor a identificar o valor dos itens. Basta passar o item em frente a esses painéis e os próprios sensores exibem também outras informações importantes sobre o produto, tais como dados nutricionais e dicas de conservação, por exemplo”, revela o CRO.

Mercado móvel

E se o mercado fosse até você em vez de você ir até ele? Essa é a proposta do mercado móvel. “Em Xangai, na China, há um protótipo dessa tecnologia. Trata-se de uma loja do tamanho de um ônibus pequeno com um mix de produtos básicos. Por meio da inteligência artificial, os clientes são recebidos por um holograma e há cestas inteligentes que leem os itens selecionados e efetuam as compras diretamente no cartão de crédito do usuário. Os comandos acontecem via aplicativo”, pontua o executivo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesCom foto (única)comérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoinovaçãoNotícias geraistecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile