O Pinterest está apostando numa Inteligência Artificial (IA) própria para integrar imagens, voz e texto às buscas no aplicativo. O objetivo do Pinterest Assistant é tornar a experiência digital mais próxima da maneira como as pessoas se inspiram e fazem compras no dia a dia.
“As pessoas, especialmente a Geração Z, dizem que a magia do Pinterest é que ele ‘simplesmente me entende’, seja para encontrar o look perfeito, seja para reconhecer seu estilo único”, disse Bill Ready, CEO da plataforma. “Com o Pinterest Assistant, estamos potencializando essa magia ao usar IA para ajudar nossos usuários a descobrir e comprar como fariam com aquela pessoa que os conhece melhor.”
O usuário pode navegar de maneira fluida entre imagens, voz e texto. A IA analisa pins salvos, pastas, colagens e as interações dos quase 600 milhões de usuários ativos mensais do Pinterest para oferecer sugestões sob medida. O resultado é uma experiência mais visual, personalizada e espontânea, que aproxima o universo digital da maneira real como as pessoas buscam inspiração e compram.
“Já pensou ter um(a) estilista, um(a) decorador(a) ou até mesmo um(a) organizador(a) de festas ao seu lado, entendendo seus gostos e ajudando a encontrar e comprar exatamente aquilo que tem tudo a ver com seu estilo?”, questiona a plataforma. “Essa é a proposta do Pinterest Assistant: com tecnologia avançada de IA, a ferramenta entende suas preferências, responde em tempo real e recomenda inspirações visuais e produtos prontos para compra.”
O Pinterest Assistant está começando a ser lançado em versão beta para usuários nos Estados Unidos com 18 anos ou mais em dispositivos iOS. A expectativa é que o recurso seja expandido para mais usuários, idiomas, mercados e dispositivos nas próximas semanas e meses.
Imagem: Divulgação