Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Supermercado no Rio é 1º do País a ter permissão para fabricar produtos alimentícios

Redação de Redação
4 de novembro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade do Supermercado Zona Sul do Recreio dos Bandeirantes, que integra a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), é o primeiro do Brasil a implementar o Registro SIM-Rio (Serviço de Inspeção Municipal do Rio de Janeiro). A conquista permite a produção de alimentos, assim como sua distribuição ao longo do município.

Com o registro do SIM, os supermercadistas poderão manipular e comercializar artigos de fabricação própria (como carne moída, hambúrguer, linguiças, entre outros) em um ambiente controlado e adequado às normas sanitárias. Ou seja, o registro permite o descongelamento técnico e a venda de carne moída em bandejas, espetinhos e bifes a rolê e à milanesa, entre outros produtos, por exemplo.

Para o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, todos ganham com a adesão do selo, principalmente o cliente, que terá mais opções de compra. “Essa conquista permite a liberdade de criação de novos produtos industrializados produzidos pela própria loja. Uma parte do estabelecimento se torna uma indústria, legalizada e fiscalizada, de uma maneira que o alimento chegue com muita segurança ao consumidor.”

Ele explica como o decreto muda a operacionalização dos supermercados. “Agora, é possível ter centrais de distribuição, onde podem ser feitos fatiamentos e descongelamento técnico de produtos para fracionamento. Mas o grande ganho para o setor é a comercialização da carne pré-moída para quem tem o SIM. Isso traz praticidade para o consumidor, que terá, à disposição, vários cortes de carnes com certificação e total segurança dos alimentos”, afirma o presidente.

Estímulo à economia local

Outra vantagem é a fomentação da economia local. A maioria das grandes redes de supermercados do Rio de Janeiro já deu entrada no pedido e, atendendo todas as exigências, terá a certificação.

A nutricionista da Asserj Bianca Costa explica que o Serviço de Inspeção Municipal garante a qualidade do produto de origem animal. “Todo produto, para ser manipulado, precisa seguir determinadas normas, e com o registro SIM o cliente tem a certeza de que a Vigilância foi ao estabelecimento e poderá levar um alimento seguro para ele e sua família.”

O mercado que não tiver o registro continuará comercializando os produtos de origem animal na forma de autosserviço, ou seja, como é feito atualmente.

Para Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Foodservice, a novidade abre oportunidade para profissionais como engenheiros de alimentos, nutricionistas e chefs comporem um grupo de players que podem impactar as indústrias de alimentos no médio e no longo prazo. “O varejo alimentar sempre foi um parceiro das indústrias, mas desde que elas foram para o varejo ambos viram novas oportunidades”, reforça a especialista.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

E-commerce da lavanderia 5àsec tem crescimento de 335% em três meses

Próxima Postagem

Valor médio de transações do Pix foi de R$ 90 no primeiro dia de testes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Valor médio de transações do Pix foi de R$ 90 no primeiro dia de testes

Valor médio de transações do Pix foi de R$ 90 no primeiro dia de testes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.