Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Grupo de 14 empresas se une para criar centro de soluções para telecom e tecnologia

Unidade ficará na cidade de Sorocaba (SP)

  • de Redação
  • 2 anos atrás
IoT: A ética no uso das novas tecnologia

Catorze empresas de tecnologia e telecomunicações se uniram em uma iniciativa para criar um centro de produtos e serviços para clientes dos seus setores. As pesquisas serão baseados em redes abertas (Open RAN), um tipo de arquitetura que permite a combinação de equipamentos e programas de diferentes fornecedores.

Esse tipo de negócio vem crescendo ao redor do mundo, em substituição aos hardwares e softwares que conversam entre si.

O centro de soluções ficará na cidade de Sorocaba (SP) e terá a participação de representantes de IBM, Ciena, Dell Technologies, FIT, Fujitsu, Intel, Mavenir, Okemo, Ookla, Palo Alto Networks, Red Hat, SIAE Microelettronica, UP2Tech e VIAVI Solutions.

O anúncio foi feito durante a Futurecom, feira de inovação que acontece na capital paulista. Segundo as empresas, o objetivo da iniciativa conjunta é desenvolver soluções para empresas de vários setores e servir de vitrine para demonstrações dos potenciais das redes abertas.

A prioridade está na criação de cenários reais de negócio para 5G nas áreas de educação, agronegócio, indústria 4.0, serviços públicos, varejo e bancário.

Um primeiro caso piloto para testar conectividade em rede privativa está sendo realizado em uma escola pública em Sorocaba, próxima ao centro de soluções.

Investimento em 5G

Vivo, TIM e Claro têm investido pesadamente na expansão da cobertura do 5G – e a estratégia tem dado o retorno esperado, segundo as companhias. As vendas de celulares compatíveis com a nova tecnologia são predominantes nos canais de vendas. E, uma vez que os clientes acessam o 5G, passam a utilizar novos serviços e ficam mais tempo navegando, o que leva a um maior consumo de dados.

O presidente da unidade de consumo e empresas da Claro, Paulo Cesar Teixeira, relata que, em média, os clientes da operadora conectados ao 5G consomem 2,5 vezes mais dados do que os usuários de 4G, o que estimula a migração para planos com mais franquia e, consequentemente, maior valor.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiainvestimentonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile