Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Grupo de 14 empresas se une para criar centro de soluções para telecom e tecnologia

Unidade ficará na cidade de Sorocaba (SP)

  • de Redação
  • 2 anos atrás
IoT: A ética no uso das novas tecnologia

Catorze empresas de tecnologia e telecomunicações se uniram em uma iniciativa para criar um centro de produtos e serviços para clientes dos seus setores. As pesquisas serão baseados em redes abertas (Open RAN), um tipo de arquitetura que permite a combinação de equipamentos e programas de diferentes fornecedores.

Esse tipo de negócio vem crescendo ao redor do mundo, em substituição aos hardwares e softwares que conversam entre si.

O centro de soluções ficará na cidade de Sorocaba (SP) e terá a participação de representantes de IBM, Ciena, Dell Technologies, FIT, Fujitsu, Intel, Mavenir, Okemo, Ookla, Palo Alto Networks, Red Hat, SIAE Microelettronica, UP2Tech e VIAVI Solutions.

O anúncio foi feito durante a Futurecom, feira de inovação que acontece na capital paulista. Segundo as empresas, o objetivo da iniciativa conjunta é desenvolver soluções para empresas de vários setores e servir de vitrine para demonstrações dos potenciais das redes abertas.

A prioridade está na criação de cenários reais de negócio para 5G nas áreas de educação, agronegócio, indústria 4.0, serviços públicos, varejo e bancário.

Um primeiro caso piloto para testar conectividade em rede privativa está sendo realizado em uma escola pública em Sorocaba, próxima ao centro de soluções.

Investimento em 5G

Vivo, TIM e Claro têm investido pesadamente na expansão da cobertura do 5G – e a estratégia tem dado o retorno esperado, segundo as companhias. As vendas de celulares compatíveis com a nova tecnologia são predominantes nos canais de vendas. E, uma vez que os clientes acessam o 5G, passam a utilizar novos serviços e ficam mais tempo navegando, o que leva a um maior consumo de dados.

O presidente da unidade de consumo e empresas da Claro, Paulo Cesar Teixeira, relata que, em média, os clientes da operadora conectados ao 5G consomem 2,5 vezes mais dados do que os usuários de 4G, o que estimula a migração para planos com mais franquia e, consequentemente, maior valor.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock 

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentodigitalEconomiaempresasestratégiainvestimentonegóciosserviçostecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile