Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

EUA: consumidores ainda gastam, apesar das preocupações com a inflação e as taxas de juros

Segundo NRF, crescimento de empregos e salarial mantém o consumo estável

Redação de Redação
4 de outubro de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
EUA: consumidores ainda gastam apesar das preocupações com a inflação e as taxas de juros

Apesar da preocupação com alta inflação e com a elevação das taxas de juros para tentar controlar a inflação, os consumidores dos Estados Unidos não deixaram de gastar. Essa é a análise do economista-chefe da National Retail Federation (NRF), Jack Kleinhenz.

“Os consumidores se tornaram cautelosos – mas não pararam de gastar. O crescimento não é tão alto quanto no ano passado, mas as famílias continuam gastando todos os meses à medida que mais empregos, crescimento salarial e poupança recuam suas finanças e os ajudam a enfrentar preços mais altos”, afirma.

Segundo Kleinhenz, a situação econômica nos Estados Unidos é preocupante e a confiança do consumidor está baixa. “Economistas e consumidores estão preocupados com a possibilidade de uma recessão, tudo refletindo inflação persistentemente alta e taxas de juros crescentes. No entanto, os gastos continuam a crescer, e muitos economistas dizem que uma recessão – se houver – provavelmente será leve, diz.

As observações de Kleinhenz foram publicadas na edição de outubro da Monthly Economic Review da NRF. Segundo o estudo, em agosto os gastos dos consumidores se mantiveram melhores do que o esperado.

Já o Federal Reserve (Fed), que manteve as taxas de juros baixas nos últimos dois anos para conter o impacto da pandemia, elevou sua taxa atual para entre 3% e 3,25%. O banco central americano planeja continuar aumentando os juros até que a inflação, que estava em 8,3% em agosto, desacelere para cerca de 2%.

Com o aumento das taxas de juros, que elevam o financiamento de uma casa ou carro, e inflação em alta a confiança do consumidor está em seus níveis mais baixos em anos, apesar de uma alta em setembro.

Consumidor mais otimista

“Mas os consumidores estão se tornando mais otimistas, esperando que a inflação fique em apenas 5,7% ao ano a partir de agora, de acordo com uma pesquisa de agosto do Federal Reserve Bank de Nova York, abaixo dos 6,2% esperados um mês antes. Os consumidores esperam que a inflação fique em 2,8% daqui a três anos, em vez de sua expectativa anterior de 3,2%, e 2% em cinco anos”, informa o relatório.

O Produto Interno Bruto caiu 1,6% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre e 0,6% no segundo trimestre. O altamente respeitado painel Blue Chip de indicadores econômicos de economistas de negócios, que inclui Kleinhenz, prevê um crescimento de 1,2% no apenas encerrado terceiro trimestre e 0,6% no quarto trimestre continuando até 2023.

Apenas 38% dos economistas da Blue Chip agora acreditam que o Fed será capaz de controlar a inflação sem desencadear uma recessão. O painel vê 42% de chance de uma recessão começar este ano e 54% de chance de começar em 2023.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Itaúsa vende 6,5 milhões de ações da XP por R$ 660 milhões

Próxima Postagem

Anatel libera 5G em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco no dia 6

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
5G

Anatel libera 5G em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco no dia 6

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.